03/08/2010 22h03 - Atualizado em 23/01/2019 12h12

Incaper realiza curso prático sobre uso das plantas medicinais

A confecção de chás, xaropes, pomadas, sabonetes, entre outros produtos à base de plantas medicinais será o tema de um curso realizado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca (Seag), nesta quarta-feira (04), das 8h30 às 12 horas, no Centro de Educação Ambiental de Jucuruaba (Ceaj) do Incaper, localizado em Viana.

Na oportunidade, as voluntárias da Pastoral da Saúde de Vila Velha, Maria Eterna, e de Maruípe, Sônia Corsini, irão apresentar várias espécies de plantas medicinais e as atribuições de cada uma. Posteriormente, os participantes poderão aprender na prática como preparar as receitas.

Além disso, o grupo visitará as dependências do Ceaj, onde será instruído sobre a forma adequada do cultivo de plantas medicinais e também poderá conhecer o viveiro do Centro, que contém 82 espécies de plantas medicinais.

De acordo com a bióloga do Incaper, Fabiana Ruas, a produção de plantas medicinais pode ser uma boa alternativa de renda, já que apresenta um mercado crescente. Entretanto, é preciso ter cuidado quanto ao cultivo, que deve ser realizado de forma orgânica, sem a utilização de produtos químicos. Agrotóxicos, além de prejudicar a saúde, podem interferir no princípio ativo das plantas.

Participam 40 pessoas, entre quilombolas, assentados, estudantes de Farmácia e pessoas interessadas. Esta é a terceira edição do curso, sempre com receitas diferentes. “A repetição do curso foi uma solicitação do grupo, que gostou tanto da primeira edição que quis continuar”, afirma Fabiana.

Essa turma já está fechada, mas o Incaper está analisando a possibilidade de abrir nova classe. Para mais informações, ligar para 3137-9849 (Fabiana).

Receitas

Durante o curso, serão ministradas seis receitas diferentes, sendo dois xaropes, duas pomadas, dois sucos e um sabonete:

- Xarope do umbigo de banana: Abre o apetite e é recomendado principalmente para crianças; fortalece o sistema imunológico e auxilia o tratamento de problemas respiratórios, como gripe e asma;

 

Umbigo de banana

 

- Xarope de angico: Favorece a recomposição das células do sangue. Recomendado para pessoas que estão se recuperando de cirurgias e tratamentos sérios, e também para problemas de anemia e câncer;

- Pomada de urucum: Bom para cicatrização de rachaduras na pele, principalmente no pé;

- “Pomada milagrosa”: Assim denominada pela Pastoral da Saúde. É composta de 15 diferentes ervas, e tem diversas aplicações, como expectorante, para lesões, ferimentos, micoses, alergias e hemorroidas;

- Suco de abóbora: bom para rejuvenescimento da pele e para a vista;

 

 



- Suco de abacaxi com capim cidreira: calmante/relaxante muscular;



- Sabonete de aroeira: Esfoliante para pele. Recomendado para tratamento de acne

 

 

Os participantes aprenderão como fazer sabonete de aroeira, bom para o tratamento de acne.

 

Fabiana Ruas explica que as plantas medicinais não devem substituir os remédios e nem a consulta médica. Elas atuam de forma coadjuvante, como um apoio ao tratamento, principalmente de forma preventiva.




Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Incaper
Paula Varejão
paulavarejao@incaper.es.gov.br
Tel.: 3137-9868 / 9850-2210
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard