15/09/2025 16h47

IJSN, Ufes e setor privado se unem em pesquisa para cidades inteligentes

Em uma iniciativa que fortalece a articulação entre ciência, inovação e gestão pública, o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e a empresa capixaba Atman Systems se unem para o desenvolvimento de uma pesquisa voltada à aplicação de tecnologias inteligentes na mobilidade urbana. A colaboração exemplifica um modelo estratégico de cooperação entre o setor público, a academia e a iniciativa privada — uma triangulação que fortalece a produção de conhecimento com impacto direto no cotidiano das cidades.

"A INOVA UFES apoia esta parceria, pois ela acredita na força do diálogo no ecossistema de inovação do Espírito Santo. Portanto, o que vemos neste trabalho cooperativo é exatamente o uso do conhecimento gerado na Universidade sendo potencializado em produtos, processos e serviços em benefício do desenvolvimento socioeconômico do Espírito Santo e do País”, afirma a superintendente de Projetos e de Inovação da Ufes, a professora Miriam de Magdala. 

A pesquisa aborda os desafios de segurança nas interseções viárias em sistemas de transporte sustentável para cidades inteligentes se tornarem também humanas, pois as estatísticas alarmantes relacionadas a acidentes e mortes continuam a ser negligenciadas pelas cidades inteligentes. Há tendências tecnológicas apontando para o uso dos famosos “gêmeos digitais” como a técnica promissora para auxiliar na tomada de decisões complexas em sistemas de transporte inteligentes.

Porém, os pesquisadores notaram a falta de uma estrutura robusta de modelagem de informações. Ela agrega e propicia interação do mundo físico (com características e condições, seus sensores e atuadores nas intersecções) com o seu gêmeo no ciberespaço (modelos matemáticos para previsão de colisões, por exemplo). Portanto, os gêmeos digitais são réplicas virtuais de sistemas físicos para sistemas de transporte inteligentes de forma a melhorar a segurança de usuários vulneráveis, como pedestres e ciclistas. 

“As cidades inteligentes são cada vez mais parte da nossa realidade, por isso pensar em soluções que as tornem ainda mais eficientes é investir no desenvolvimento e no bem-estar da população. A parceria entre o IJSN, a Ufes e a Atman Systems busca possibilitar isso por meio da pesquisa, que tem resultado iniciativas como a dos gêmeos digitais, que surgem como uma ferramenta estratégica para transformar dados em decisões mais seguras, integrando o mundo físico e o digital para salvar vidas e tornar a mobilidade urbana mais sustentável”, destacou o diretor-geral do IJSN, Pablo Lira.

O estudo propõe, pela primeira vez, um método de modelagem baseado em ontologia para interseções, focando na segurança dos usuários vulneráveis das vias. A ontologia é uma representação formal de um conjunto de conceitos dentro de um domínio de aplicação, no caso interseções viárias, e as relações entre eles (infraestrutura, automóveis, pedestres etc). Ela serve para facilitar a compreensão, compartilhamento e reutilização de informações, permitindo que diferentes sistemas e agentes compreendam e processem dados de maneira consistente.

Todo o trabalho conjunto desenvolvido até o momento resultou no artigo "VRU Safety at Road Intersections: An Ontology-Driven Digital Twin", publicado recentemente na IEEE Xplore, uma biblioteca digital criada e mantida pelo Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE), organização profissional fundada nos Estados Unidos. O artigo pode ser acessado por meio do link: https://doi.org/10.1109/ACCESS.2025.3595998

"É com imenso orgulho que o Setor de P&D da Atman Systems recebeu o anúncio da publicação do artigo científico, fruto de uma parceria estratégica com a Universidade Federal do Espírito Santo e o Instituto Jones dos Santos Neves. Mais do que um marco acadêmico, o trabalho materializou nossa visão de inovação: a sinergia entre setor privado, academia e centros de pesquisa como motor de transformação”, pontuou o diretor executivo da Atman Systems, Fernando Martinelli.

“Essa colaboração reforça nosso compromisso com o desenvolvimento de soluções tecnológicas 100% nacionais para mobilidade urbana e gestão inteligente e humana de tráfego — e demonstra, na prática, como o conhecimento compartilhado pode gerar impacto real e sustentável para a sociedade”, completou Martinelli.

A pesquisa foi conduzida pelo doutorando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Ufes, Victor M. G. Martinez, sob orientação do professor Moisés Ribeiro, com a participação do pesquisador do IJSN, Salim Suhet Mussi, e apoio da Atman Systems, que atua no desenvolvimento de soluções tecnológicas para cidades inteligentes.

O projeto é fruto do Programa de Doutorado Acadêmico para Inovação (DAI), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que visa pesquisas mais aplicados à realidade e à necessidade do setor industrial brasileiro, como também oferecer às indústrias os benefícios da pesquisa e do desenvolvimento em alto nível. A pesquisa ainda articula parcerias, sob outros agentes financiadores, como a Capes e a Fapesp, com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Universidade de São Paulo (USP). 

Além de impulsionar o avanço tecnológico, o estudo realizado também serve de modelo para futuras parcerias, pois exemplifica a força da colaboração entre o meio acadêmico, os setores público e privado na promoção da inovação tecnológica para o desenvolvimento socioeconômico do Espírito Santo. 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do IJSN
Stefhani Paiva Lima
(27) 3636-8066 / 99892-5291
comunicacao@ijsn.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard