15/09/2025 13h26

Iema participa da Operação Nacional Mata Atlântica em Pé 2025 no combate ao desmatamento ilegal

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) está participando da Operação Nacional Mata Atlântica em Pé 2025, a maior iniciativa de combate ao desmatamento ilegal desse bioma no Brasil, por meio do Ministério Público do Espírito Santo (MPES). A operação, que teve início na última terça-feira (09) e segue até sexta-feira (19), tem como foco desta edição o município de Linhares, com fiscalizações ambientais intensificadas.

O Iema participa da operação com quatro equipes equipadas com drones, tecnologia que permite identificar áreas degradadas, registrar provas e apoiar as ações de fiscalização com mais precisão e agilidade. Pioneiro no uso de drones em órgãos públicos no Espírito Santo, o Iema investe continuamente na formação de pilotos e na atualização tecnológica, ampliando sua capacidade de monitoramento e apoio a outras instituições.

“É uma satisfação para o Iema participar mais uma vez da Operação Nacional Mata Atlântica em Pé, ao lado de instituições tão importantes na defesa do nosso patrimônio natural. A proteção da Mata Atlântica exige a união de esforços e esta operação é um exemplo claro de como a integração entre órgãos de fiscalização fortalece o combate aos crimes ambientais”, destacou o diretor-geral do Iema, Mário Louzada.

O Instituto está atuando junto aos demais órgãos participantes com fiscalizações em campo para coibir o desmatamento ilegal e proteger um dos biomas mais importantes do País, essencial para a biodiversidade, o equilíbrio climático e a qualidade de vida dos capixabas. As fiscalizações estão sendo feitas em 103 pontos de alerta obtidos na plataforma Brasil Mais, que apontam desmatamento ou queimadas irregulares. Até então, foi constatado que a maioria das áreas com desmatamento foi para expansão de culturas agrícolas.

A Operação Nacional Mata Atlântica em Pé 2025 tem como objetivo identificar áreas desmatadas ilegalmente nos últimos anos, interromper os ilícitos e responsabilizar os infratores nas esferas administrativa, civil e criminal, além de prevenir novos casos de desmatamento no Espírito Santo.

Segundo o MPES, após o encerramento das ações no Estado, previsto para esta sexta-feira (19), os resultados serão apresentados em coletiva de imprensa no dia 26 de setembro, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Vitória.

Estão presentes na Operação, ao lado do MPES, a Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), por meio do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA); o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf); o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema); o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama); a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh); além do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo da Secretaria da Casa Militar – ES (Notaer) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
karolina.bissoli@iema.es.gov.br/ comunicacao.iema@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES
Linkedin: Iema ES

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard