13/05/2025 11h16

Idosas vivem experiência inédita com canoa havaiana em Vila Velha

Qual foi a última vez que você fez algo pela primeira vez? Na última sexta-feira (09), idosos do Grupo FelizIdade se aventuraram em uma aula de canoa havaiana na Praia da Costa, em Vila Velha, em mais uma atividade de promoção de saúde organizada por profissionais do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) e servidores da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Divino Espírito Santo.

A “remada inclusiva” foi proporcionada em parceria com a Hip Va’a e fez a alegria das idosas que participam do grupo. A maioria delas nunca havia remado e nem sabia nadar, mas superou o medo e aproveitou um momento inesquecível no mar.

“Foi maravilhoso e esse projeto é muito bom. O mar é vida, é alegria, é superação. Quem tiver disposição e gostar da natureza deve fazer esse exercício, porque faz bem para a alma, o corpo e a mente”, contou Marilene Marciano, de 66 anos, que mora em Vista da Penha e participa do FelizIdade.

Alda Marize de Oliveira Onofre, de 63 anos, é vizinha da UBS e conta que não mergulhava há anos e que foi um dia de reencontro com o mar. “Hoje, foi uma libertação. Isso é qualidade de vida”, disse.

Quem a apoiou bastante foi a também frequentadora do grupo e moradora da Praia da Costa, Lúcia Padilla Gatto, de 65 anos. “Eu não tinha medo, mas não me sentia capaz de executar a tarefa e foi surpreendente. Além de ser prazeroso, é super tranquilo e vale a pena”, comentou.

Também foi um momento de satisfação para residentes multiprofissionais em Saúde da Família e profissionais do Provimento e Fixação de Profissionais, ambos do Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS), que conduzem as atividades do FelizIdade ao lado dos servidores da unidade.

“Tivemos a oportunidade de fazer uma atividade na praia para proporcionar aos idosos um exercício inédito, que foi remar. Ouvimos os depoimentos deles e foi fantástica essa experiência. Para nós, ver a alegria no rosto deles é muito gratificante”, avaliou a profissional de Educação Física do Provimento Luciana Magalhães.

O instrutor Leonardo Ferreira Soares rema há mais de três anos e esteve na condução do grupo na canoa. “Sempre vai ser uma honra proporcionar um pouco de afeto para as pessoas que precisam de mais atenção. Nós vemos que as pessoas idosas têm muitas necessidades que vão além do tratamento de doenças”, ressaltou.

Sobre o FelizIdade

O projeto FelizIdade é uma das iniciativas desenvolvidas por meio do ICEPi, que atua em colaboração nas equipes de Atenção Primária à Saúde, promovendo práticas inovadoras e humanizadas. Com foco na formação, qualificação e fixação de profissionais no território, o instituto tem se consolidado como um pilar estratégico do SUS capixaba, contribuindo para ampliar o acesso, a equidade e a resolutividade dos serviços de saúde.

A atuação do ICEPi reforça o compromisso do Espírito Santo com um SUS mais próximo das pessoas, valorizando o cuidado integral e promovendo experiências transformadoras como a vivida pelo grupo de idosas.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
asscom@saude.es.gov.br

Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)
Caroline Pignaton / Mayra Scarpi
icepi.comunicacao@saude.es.gov.br 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard