Hospital ‘São Lucas’ reforça o serviço de Odontologia Hospitalar como um importante aliado para prevenir infecções
A Odontologia Hospitalar é um importante passo para ampliar o cuidado, e no Hospital Estadual de Urgência e Emergência “São Lucas”, localizado em Vitória, os profissionais reforçam o serviço somando-o em relação as ações já realizadas pela equipe da bucomaxilo e na ampliação da atuação em parceria com a equipe multidisciplinar a fim de diminuir o período de internação.
A atuação do dentista no contexto hospitalar previne infecções, realiza diagnósticos precoces e atua nos tratamentos da cavidade oral que interferem no quadro sistêmico. “O hospital quer continuar sendo referência na área odontológica, não só com a cirurgia bucomaxilofacial, que faz um trabalho incrível, mas ampliando os serviços ofertados, visando sempre o melhor para o paciente e para a saúde capixaba”, comemorou a diretora-técnica do Hospital, a médica Elaine Dall’Orto.
Além disso, no Hospital São Lucas, a doutora em Ciências Odontológicas Beatriz Coutens, que é especializada em odontologia hospitalar há mais de 15 anos, é a responsável por cuidar dos pacientes internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e na Unidade de Alta Dependência de Cuidados (UADC).
“O paciente chega com problemas bucais prévios, muitas vezes graves, que dificultam o tratamento sistêmico, podendo ser responsáveis por diversos tipos de infecção locais e sistêmicas. A odontologia hospitalar vem, então, como uma ferramenta para diminuir o tempo de internação, trazer mais qualidade de vida para o paciente, ajudar na reabilitação, em parceria com a equipe multidisciplinar e prevenir infecções como a pneumonia associada à ventilação mecânica (PAVM), que é uma infecção grave”, completou a dentista hospitalar.
A Odontologia Hospitalar auxilia a prevenir e tratar infecções originadas no aparelho estomatognático, ou seja, as estruturas da cabeça e pescoço envolvidos na mastigação, deglutição, respiração, fala e sucção. Também é responsável por realizar diagnósticos precoces de doenças que se manifestam na boca; ajudar na reabilitação de pacientes extubados; fazer adequação do meio bucal; e tratar lesões que dificultam a alimentação e a fala.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
imprensa@saude.es.gov.br
Assessoria de Comunicação - Hospital Estadual de Urgência e Emergência "São Lucas"
Rayza Fontes
(27) 93500-7248
imprensa@heue.aebes.com.br
