Hospital ‘Dr. Melgaço’ supera meta anual em cirurgias eletivas com mais de 4 mil procedimentos realizados em oito meses
-1.png?v=638932027463782790)
O Hospital Estadual Dr. Alceu Melgaço Filho (HDAMF), localizado em Barra de São Francisco, superou a meta de anual de cirurgias eletivas dentro do Plano Estadual de Redução de Filas de Cirurgias Eletivas (OperaES), da Secretaria da Saúde (Sesa). Com 4.098 cirurgias realizadas até o último 29 de agosto, a unidade passou as 3.962 estabelecidas para o ano de 2025.
Com uma média mensal de pouco mais de 500 cirurgias por mês, a unidade teve em fevereiro o período de maior produção, com registro de 671 procedimentos, segundo o relatório de produção mensal, da Gerência de Assistência Ambulatorial Especializada (GAAE), da Sesa. Das mais de 4 mil cirurgias eletivas no hospital Dr. Alceu Melgaço, as mulheres representam 55,9% dos atendimentos.
O diretor-geral do hospital, Vinicius Pimenta, lembrou do avanço no número de cirurgias eletivas realizadas ao longo dos anos. Quando chegou à unidade, ainda em 2021, na direção administrativa, a meta era alcançar 770. “A gente vem numa crescente grade de cirurgias eletivas, e ainda com aumento de especialidades”, destacou.
Para alcançar as metas estabelecidas dentro do plano OperaES, o hospital tem mobilizado a equipe de aproximadamente 580 servidores, entre contratados e terceirizados. São 111 leitos, sendo 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 25 de clínica médica, 21 de ortopedia, 11 de pediatria, 17 de clínica cirúrgica, 9 de obstetrícia e mais 12 no pronto-socorro, entre outros.
De acordo com o diretor-geral, a próxima missão da unidade é ultrapassar a marca de 5.000 cirurgias eletivas para este ano. Cirurgias eletivas são aquelas que podem ser programadas, pois não são consideradas de urgência. As especialidades com maiores procedimentos são as de cirurgias geral, ortopédica, ginecológica, urológica e oftalmológica, além de procedimentos clínicos.
No Espírito Santo, a meta para 2025 do OperaES é alcançar 130 mil cirurgias. Em agosto, o Estado já havia realizado 100 mil procedimentos nos 35 hospitais, entre rede própria e contratualizada.
Produção de cirurgias eletivas até 29/08/2025 no Hospital Dr. Alceu Melgaço Filho por mês
Janeiro: 383
Fevereiro: 671
Março: 512
Abril: 487
Maio: 541
Junho: 511
Julho: 490
Agosto: 503
Perfil do hospital Dr. Alceu Melgaço Filho
O Hospital Estadual Dr. Alceu Melgaço Filho funciona de portas abertas, com pronto-socorro de urgência e emergência, oferecendo atendimentos de traumato-ortopedia, cirurgia geral, clínica médica, pediatria e maternidade referenciados para os municípios de Barra de São Francisco, Água Doce do Norte, Ecoporanga e Vila Pavão. Na área de ortopedia, atende também Águia Branca e Mantenópolis.
O HDAMF é referência também, para toda a região, em cirurgia ginecológica, cirurgia plástica e cirurgia de mão, uma subespecialidade da ortopedia. Atende ainda com consultas eletivas nas especialidades de cardiologia, cirurgia geral, neurologia, cirurgia ortopédica, urologia, gastroenterologia, mastologia, cabeça e pescoço, ginecologia, cirurgia plástica e angiologia.
A história Hospital Estadual Dr. Alceu Melgaço Filho
O Hospital Estadual Dr. Alceu Melgaço Filho foi construído no início da década de 1970, por meio da parceria entre a Prefeitura e o Estado. Sua inauguração aconteceu no dia 3 de dezembro de 1973, quando foi entregue para gestão da Sociedade Hospitalar São Paulo da Cruz, mantida pela Igreja Católica.
Transformado em Fundação Hospitalar de Barra de São Francisco, em 1976, passou a ter convênio com a Secretaria da Saúde do Espírito Santo, em 1983. Foi rebatizado com o nome de Hospital Estadual Drª Rita de Cássia Melgaço.
O nome atual, Hospital Estadual Dr. Alceu Melgaço Filho, foi aprovado inicialmente em 2017 pela Assembleia Legislativa do Espírito Santo e depois consolidado na Lei 10.975/2019. Alceu era marido de Rita de Cássia e atuou como médico e diretor da unidade. Após a mudança, Dr. Rita passou a denominar o pronto-socorro do hospital.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
imprensa@saude.es.gov.br
Assessoria de Comunicação – Superintendência da Regional Norte de Saúde
Gilmar Henriques
gilmarhenriques@saude.es.gov.br