12/11/2025 18h45

Governo entrega primeiro Selo Descarboniza-ES e formaliza acordo com Aliança Verde Argentina

Foto: Giovani Pagotto/Governo-ES

O Governo do Estado realizou, nesta quarta-feira (12), a entrega do primeiro Selo Descarboniza-ES, que reconhece organizações comprometidas com a redução, mitigação ou compensação de emissões de gases de efeito estufa (GEE). No último dia de agendas da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém (PA), o governador Renato Casagrande fez a entrega da certificação à empresa Marca Ambiental, sediada no município de Cariacica.

Ainda durante a programação, o governador capixaba assinou o Acordo de Cooperação entre o Consórcio Brasil Verde, presidido por Casagrande, e a Aliança Verde Argentina (AVA) — entidade que reúne províncias argentinas comprometidas com a agenda climática. O objetivo é fortalecer a integração regional e ampliar as ações climáticas subnacionais.

O Selo Descarboniza-ES integra o Plano Estadual de Descarbonização (NetZeroES 2050) e se consolida como um instrumento regulatório estratégico para impulsionar a transição energética e a economia circular no Espírito Santo. Coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), o programa está alinhado às políticas climáticas do Estado e aos compromissos internacionais firmados com a ONU, como as campanhas Race to Zero e Race to Resilience.

“O Selo Descarboniza-ES é um reconhecimento do pioneirismo da Marca Ambiental em investir em tecnologias limpas e soluções sustentáveis comprovadas, como a geração de biometano a partir de resíduos. Esse é o caminho que o Espírito Santo precisa seguir para atingir suas metas de redução de emissões de gases de efeito estufa”, destacou o governador Renato Casagrande.

Para conquistar a certificação, a Marca Ambiental apresentou um inventário detalhado de emissões, um plano de descarbonização e comprovou a redução ou compensação de, pelo menos, 5% de suas emissões no território estadual. A empresa também anunciou investimentos de R$ 70 milhões na construção de uma usina de produção de biometano, com início de operação previsto para 2026.

“Esse reconhecimento chancela nosso histórico de 30 anos de pioneirismo em projetos voltados para a sustentabilidade. Mostra que a iniciativa privada, quando incentivada por políticas públicas claras, é capaz de entregar soluções em escala para o enfrentamento da crise climática”, afirmou o diretor institucional do Grupo Marca, Gustavo Ribeiro.

O Acordo de Cooperação com a Aliança Verde Argentina (AVA) formaliza uma parceria política e técnica entre governos subnacionais dos dois países para acelerar ações de mitigação e adaptação às mudanças climáticas, fortalecer a diplomacia climática federativa e integrar agendas sobre governança climática, intercâmbio de tecnologias limpas, plataformas de dados e financiamento climático.

“Essa parceria com a Argentina é um importante passo para amplificarmos a voz dos estados e consórcios públicos na implementação de políticas ambientais ambiciosas. Juntos, poderemos trocar experiências, desenvolver soluções inovadoras e ter uma atuação mais coordenada em fóruns multilaterais como a COP”, enfatizou Casagrande.

A cooperação prevê missões técnicas, publicação de protocolos e manuais, criação de observatórios, cursos de capacitação e eventos binacionais. Também serão formados grupos de trabalho temáticos para tratar de temas como agricultura resiliente, segurança hídrica, bioeconomia, mobilidade e energia.

Mais cedo, o governador apresentou na COP30 o projeto Integração do Cadastro Ambiental Rural (IntegraCAR), desenvolvido em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). A iniciativa utiliza inteligência artificial, geoprocessamento e sensoriamento remoto para otimizar a análise e validação dos cadastros ambientais rurais no Estado.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
giovani.pagotto@gmail.com

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard