Governo do Estado publica edital do Almoxarifado Virtual e avança na modernização das compras públicas
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger), deu mais um passo importante na modernização das compras públicas, com melhorias que impactam o trabalho do servidor e a qualidade dos serviços à sociedade. Foi publicado edital para implantação do Almoxarifado Virtual ES (AVIES), um dos maiores avanços recentes na gestão de suprimentos do Estado. Nos próximos dias será divulgado decreto que regulamentará a execução desse serviço em todo o Estado, com diretrizes e responsabilidades.
Clique aqui e leia o Edital Pregão Eletrônico SRP nº 008/2025
Para o secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Marcelo Calmon, a contratação do Almoxarifado Virtual representa uma mudança profunda na organização do Estado. “Estamos eliminando procedimentos repetitivos, reduzindo drasticamente o volume de processos de compras e a necessidade de servidores em atividades de estoque e armazenagem. Isso significa mais eficiência, economia processual e melhor direcionamento dos esforços para as atividades finalísticas”, explicou.
O secretário prosseguiu: “Com o decreto que será publicado, garantiremos ainda mais segurança jurídica, padronização dos procedimentos e clareza operacional para que todos os órgãos adotem o modelo com tranquilidade e confiança.”
Próximos passos
Em breve, o Governo publicará no Diário Oficial do Estado um decreto para normatizar a execução da política do Almoxarifado Virtual. E, conforme Edital do Pregão Eletrônico SRP nº 008/2025, publicado nessa quarta-feira (05), será realizada sessão pública do pregão no próximo dia 25 de novembro, às 10h, pelo Sistema de Compras do Governo Federal (www.gov.br/compras).
Benefícios
Modernização e eficiência
A implantação do Almoxarifado Virtual substituirá dezenas de processos fragmentados por um fluxo único, digitalizado e padronizado. Isso trará redução das compras descentralizadas, maior previsibilidade e padronização dos itens, controle inteligente de consumo e estoque, além de acompanhamento em tempo real de pedidos e entregas. Também gerará economia ao reduzir gastos com armazenamento, logística interna e alocação de servidores em atividades operacionais.
Sustentabilidade e gestão responsável
O novo modelo reforça práticas administrativas mais responsáveis, como a diminuição de desperdícios, eliminação de estoques excessivos e melhor aproveitamento dos espaços físicos.
Benefícios diretos para a sociedade
A iniciativa resultará em serviços públicos mais eficientes, entregas sem rupturas, redução de gastos e desperdícios, aumento da transparência dos processos e mais foco das unidades administrativas em suas atividades essenciais.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seger
Vitor Possatti Rodrigues
Carolina Paixão (Respondendo)
carolina.ferreira@ipajm.es.gov.br
