Governo do Estado, Prefeitura de Linhares e diretores apresentam nova fábrica da WEG no Espírito Santo

Com apoio dos incentivos do Governo do Estado, a multinacional WEG S.A. vai construir uma fábrica de fios condutores no município de Linhares. O investimento de aproximadamente R$ 160 milhões foi confirmado nessa terça-feira (12), em encontro com o vice-governador Ricardo Ferraço, além do prefeito Lucas Scaramussa e executivos da empresa.
“O trabalho de adensamento das cadeias produtivas e verticalização da indústria é um modelo que estamos consolidando em diversos setores estratégicos e tradicionais que temos aqui. Trazer para perto outras etapas do processo industrial para otimizar, melhorar a competitividade. Isso está acontecendo nos setores de celulose e papel, rochas naturais, café e também na siderurgia, por exemplo", destacou Ferraço.
Garantida no Programa de Incentivo ao Investimento no Estado do Espírito Santo (Invest-ES), a nova estrutura será erguida na área da fábrica de motores que a WEG possui em Linhares desde 2011. O início da operação está previsto para o ano de 2027.
“Iniciamos essa negociação há algum tempo com muito equilíbrio e transparência, apresentando à empresa todas as vantagens de trazer o investimento para nosso Espírito Santo. A confirmação reflete o bom momento que o nosso Estado atravessa há alguns anos. Serão mais 170 novos empregos permanentes gerados não só para Linhares, mas para toda a região. O Espírito Santo é um Estado organizado, com estabilidade jurídica, incentivos e capacidade real de investimentos. Isso reunido à disposição do empreendedor faz muita diferença na hora da decisão”, completou o vice-governador.
A fábrica da WEG em Linhares produz diariamente mais de 50 mil motores elétricos e a unidade para produção de fios condutores vai trazer para perto o fornecimento de um componente essencial à composição dos motores. O projeto contempla, principalmente, a construção de um novo prédio industrial com 12 mil metros quadrados e a aquisição de equipamentos de última geração para a fabricação de fios, etapa essencial no processo produtivo de motores elétricos. Com isso, a empresa reforça sua estratégia de verticalização, aumentando o controle sobre a cadeia produtiva e elevando a eficiência operacional.
"Conseguimos elaborar um projeto robusto, bom para a empresa e muito bom para contribuir com o desenvolvimento do estado. Estado onde o profissionalismo no trato tem sido uma constância e isso tem sido um diferencial dentro do Brasil. Isso é fato! A empresa está no Espírito Santo desde 2011 e vemos sempre o compromisso de fazer dar certo, do jeito certo. Agradecemos em nome da WEG. Esse é um ponto muito importante para consolidação dos empreendimentos", ressaltou o gerente geral da WEG Linhares e Manaus, Eduardo Hummess.
No detalhamento exposto pelos executivos da empresa, durante as obras para a fábrica de fios serão contratados cerca de 100 trabalhadores. Já para a operação serão 170 postos fixos de trabalho. Com operação prevista para 2027, a unidade terá capacidade inicial de produzir 140 toneladas por mês de fios condutores, com ampliação para 320 toneladas/mês em 2030.
"Comemoramos aqui as novas oportunidades aos linharenses. Iniciamos essa construção em janeiro e já estamos confirmando agora. Esse processo de verticalização, de crescimento da WEG, capacidade econômica do Governo do Estado de conceder incentivos, junto com o município de Linhares, para planejar um ambiente fantástico de oportunidades e renda para o linharense. A empresa faz parte da nossa terra, é muito importante e a gente junto com ela só vai crescer”, comentou o prefeito de Linhares, Lucas Scaramussa.
Invest-ES
O Programa de Incentivo ao Investimento no Estado do Espírito Santo (Invest-ES) é instrumento de política pública coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes) que tem por objetivo contribuir para a expansão, modernização e diversificação dos setores produtivos do Espírito Santo, estimulando a realização de investimentos, a implantação e a utilização de armazéns e infraestruturas logísticas existentes, renovação tecnológica das estruturas produtivas, otimização da atividade de importação de mercadorias e bens e o aumento da competitividade estadual, com ênfase na geração de emprego e renda e na redução das desigualdades sociais e regionais.
Sobre a WEG
Fundada em 1961, a WEG é uma empresa global de equipamentos eletroeletrônicos, que atua no setor de bens de capital com foco em motores, redutores e acionamentos elétricos, geradores e transformadores de energia, produtos e sistemas para eletrificação, automação e digitalização. A WEG se destaca em inovação pelo desenvolvimento constante de soluções para atender as grandes tendências voltadas a eficiência energética, energias renováveis e mobilidade elétrica.
Com operações industriais em 18 países e presença comercial em mais de 135 países, a companhia possui mais de 47 mil colaboradores distribuídos pelo mundo. Em 2024, a WEG atingiu faturamento líquido de R$ 38 bilhões, destes 57% proveniente das vendas realizadas fora do Brasil.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Vice-Governadoria
Léo Júnior
(27) 99999-9422