08/12/2025 11h44

Governo do Estado inaugura Sala Marias em São Mateus

Na última sexta-feira (05), as moradoras de São Mateus passaram a contar com um novo espaço de acolhimento: a Sala Marias da Delegacia Regional de São Mateus. As ‘Salas Marias’ são espaços localizados dentro das Delegacias Regionais da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) destinados ao atendimento humanizado a mulheres em situação de violência doméstica, tendo como foco a preservação de sua integridade física e psicológica, bem como a garantia de seus direitos previstos em lei.

O espaço permite o acolhimento das vítimas e seus filhos, garantindo privacidade e mais tranquilidade. A implantação é uma iniciativa da Gerência de Proteção à Mulher (GPM), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), realizada em parceria com outros órgãos e entidades privadas.

A gerente de Proteção à Mulher da Sesp, delegada Michele Meira, e a subgerente, delegada Natália Tenório, estiveram presentes na inauguração, na manhã de sexta. Michele destacou a importância de espaços de acolhimento para romper o ciclo da violência.

“Uma mulher que sofre violência é uma mulher fragilizada, que muitas vezes perde a confiança em si mesma e nas pessoas ao redor. Promover espaços humanizados de acolhimento é o primeiro passo para ajudar esta pessoa a superar o momento difícil e quebrar o ciclo da violência”, afirmou.

Atualmente, as Salas Marias estão em funcionamento em 12 Delegacias Regionais: Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Guarapari, Aracruz, Santa Teresa, Colatina, São Mateus, Venda Nova do Imigrante, Itapemirim e Anchieta. 

A instalação é acompanhada por ações de capacitação dos policiais civis que atuam em plantões, garantindo que estejam preparados para fornecer às mulheres todos os direitos e informações previstos em lei, além de facilitar a articulação com os serviços da rede local.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesp
Camila Ferreira (respondendo)
(27) 3636-9928 / 99231-5157
comunicasespes@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard