Governador participa da abertura da VI Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres
O governador do Estado, Renato Casagrande, participou, nessa quinta-feira (28), da abertura da VI Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, que acontece no Centro de Convenções do SESC Praia Formosa, em Aracruz. Centenas de mulheres de 72 municípios capixabas participam do evento que consolidará o Espírito Santo como referência nacional em igualdade de gênero.
As participantes são mulheres que representam desde comunidades quilombolas até pescadoras, passando por indígenas, pomeranas, ciganas, mães atípicas e mulheres LBTs. A conferência será realizada até sábado (30) e marca a retomada das conferências estaduais após um período de consolidação das políticas públicas. A última edição capixaba havia acontecido em 2023, enquanto a nacional remonta a 2016.
“Quando olhamos a nossa história, a história das mulheres, vemos que nada nos foi dado, tudo foi conquistado. Começamos a ter direito faz menos de 200 anos. A criação da Secretaria Estadual das Mulheres do Espírito Santo foi um marco no nosso Estado em 2023. Hoje, a partir desta conferência, queremos reafirmar que estamos juntas: governo e sociedade para garantir vida, dignidade e igualdade para as mulheres”, celebrou a secretária estadual das Mulheres, Jacqueline Moraes.
O evento contou com a presença da secretária-executiva do Ministério das Mulheres, Eutália Barbosa. “É uma alegria participarmos desta conferência. Quero dizer que eu desejo que vocês elaborem um excelente documento, façam um importante debate e levem para Brasília o relatório potente para atualizarmos as conquistas e levar novas propostas”, afirmou.
Para a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedimes), Yara Marina, o evento demonstra a maturidade do movimento feminino capixaba. “Esta conferência é o reflexo de anos de trabalho conjunto entre governo e sociedade civil. Somos a prova viva de que a democracia participativa funciona quando as mulheres têm voz e vez.”
A diversidade das participantes chamou atenção: mulheres do campo dividiam espaço com gestoras municipais, lideranças indígenas e quilombolas, numa demonstração prática de que as políticas para mulheres devem contemplar todas as realidades.
“Temos desafios nesta área, como a redução da violência contra as mulheres. Muitos homens ainda se acham donos das mulheres e se julgam no direito de espancá-las ou tirar suas vidas. Estamos conseguindo reduzir a criminalidade e também os casos de violência contra a mulher, infelizmente não na mesma proporção, por meio do Programa Estado Presente em Defesa da Vida. Temos diversas ações para proteger as mulheres, como a criação da Secretaria das Mulheres e programas transversais envolvendo várias secretarias de Estado, pois a proteção à mulher é uma ação de todo o Governo”, afirmou o governador.
Casagrande prosseguiu: “Temos dez Centros Margaridas no Estado, estamos melhorando a rede assistencial como os CREAs e CRAs para acolher as mulheres, além das Salas Marias para proporcionar um atendimento especializada nas delegacias de polícia. Liberamos ainda recursos para construção de creches em todos os municípios do Estado e isso também é uma forma de proteção às mulheres. A gente reconhece os desafios, mas precisamos comemorar os avanços, porém, é fundamental reafirmar nosso compromisso de proteção às mulheres.”
Preparação para Brasília
Mais do que um encontro estadual, a conferência é um evento preparatório para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, marcada para setembro e outubro de 2025 em Brasília. Com o tema "Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas", o encontro nacional receberá as propostas construídas coletivamente pelas capixabas.
Nesta sexta-feira (29), a participantes mergulharão no trabalho prático da conferência. A programação prevê rodas de conversa pela manhã, onde cada realidade poderá ser ouvida. À tarde, os grupos temáticos vão se debruçar sobre questões como violência doméstica, participação política e políticas transversais.
O "Café e Prosa" às 16h promete ser um momento estratégico de networking e articulação entre as participantes, enquanto as atividades culturais da noite celebrarão a diversidade capixaba.
O sábado (30) será o dia das decisões. Na plenária final, as propostas serão sistematizadas e votadas, culminando com a eleição das delegadas que levarão a voz do Espírito Santo para Brasília. O processo eleitoral está marcado para às 10h30, momento que definirá quem representará as capixabas na conferência nacional. A apresentação das delegadas eleitas, prevista para às 11h20.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
giovani.pagotto@gmail.com
Assessoria de Comunicação da SESM
Juliana Gomes / Sânnie Rocha
(27) 99275-5289
comunicacao@mulheres.es.gov.br