18/08/2025 17h12 - Atualizado em 18/08/2025 17h13

Farmácia Cidadã Estadual de Colatina inicia atendimento em novo endereço

A população de Colatina e de outros oito municípios da região já conta com uma nova sede da Farmácia Cidadã Estadual. A partir desta segunda-feira (18), o atendimento passou a ser realizado na Rua Papa Pio XII, nº 107, lojas 107A e 107B, no bairro Esplanada, em Colatina. O novo espaço foi planejado para oferecer mais conforto, acessibilidade e qualidade no atendimento, seguindo o conceito moderno do projeto Farmácia Cidadã.

A nova sede conta com 317 metros quadrados, distribuídos em salas administrativas de coordenação, Assistência Médica Ambulatorial (AMA), digitalização e da Equipe Multidisciplinar de Avaliadores das Farmácias Cidadãs do Espírito Santo (EMAFES), além de sala de reuniões, copa, dois estoques (térreo e mezanino), recepção ampla, área de atendimento farmacêutico (dispensação), sala de assistência social, consultório farmacêutico, quatro banheiros e espaço para triagem. A estrutura foi pensada para otimizar o fluxo de atendimento e proporcionar mais comodidade aos pacientes e profissionais. Para a nova sede, o Estado destinou R$ 192 mil para a estruturação.

A unidade de Colatina atende também os usuários dos municípios de Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Governador Lindenberg, Mantenópolis, Marilândia, Pancas, São Domingos do Norte e São Roque do Canaã.

De acordo com a coordenadora da Farmácia Cidadã Estadual de Colatina, Sílvia Guimarães, a nova estrutura representa um avanço importante para a qualidade do serviço. “O novo espaço foi pensado para atender melhor a população, garantindo mais agilidade, acessibilidade e acolhimento aos usuários que dependem da assistência farmacêutica. É uma conquista para todos nós, profissionais e usuário”, destacou.

O superintendente Regional de Saúde de Colatina, Vaninho Mendes, também ressaltou a relevância da mudança. “A Farmácia Cidadã é uma porta de acesso fundamental para milhares de usuários da nossa região. Com essa nova sede, conseguimos ampliar o conforto, a organização e a eficiência do atendimento, fortalecendo a rede de saúde pública”, afirmou.

A mudança foi necessária diante do crescimento da demanda. Quando inaugurada, em 2009, a unidade contava com cerca de 3,2 mil processos ativos. Hoje, esse número ultrapassa 10 mil, um aumento de mais de 210%. Em 2024, o Governo Federal e o Governo do Estado investiram juntos mais de R$ 34,6 milhões no fornecimento de medicamentos para esta unidade.

Fotos do primeiro dia de atendimento neste link.

Video neste link.


Serviço:
Para solicitação de medicamentos

Documentos: todos os documentos necessários para solicitação de medicamentos, incluindo cópias do RG, CPF, comprovante de residência, procurações, Cartão Nacional de Saúde, receita médica, laudos e exames, estão disponíveis no site https://farmaciacidada.es.gov.br/documentacao-necessaria-para-abrir-processo-de-medicamento

Apresentação: a solicitação pode ser feita presencialmente nas 13 farmácias (https://farmaciacidada.es.gov.br/onde-abrir-processo-de-medicamento) ou pelo site https://conteudo.saude.es.gov.br/portalservicosdigitais/

Análise: a solicitação será avaliada pela Equipe Multidisciplinar de Avaliadores das Farmácias Cidadãs do Espírito Santo (EMAFES). Eles verificarão se os critérios de inclusão são atendidos para a autorização do medicamento.

Retirada do medicamento: Será realizada na farmácia cidadã de referência

Renovação: A documentação para continuidade do tratamento sempre será informada pelo farmacêutico no atendimento, os documentos variam de acordo com o Protocolo.

Dúvidas: (27) 3636-8416, 3636-8417 e 3636-8418, em dias úteis, das 7h às 18h; O contato também pode ser feito pelo WhatsApp no contato (27) 3636-8417 ou no Fale Conosco em https://farmaciacidada.es.gov.br/fale-com-a-farmacia-cidada-estadual.


Informações à Imprensa: 
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
imprensa@saude.es.gov.br


Assessoria de Comunicação - Superintendência da Regional Central de Saúde
Eduardo Candeias
carloscandeias@saude.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard