18/12/2018 15h38 - Atualizado em 18/12/2018 15h52

Fapes anuncia pesquisas que poderão ser aplicadas no SUS

Pela segunda vez em 2018, uma chamada pública foi destinada exclusivamente para pesquisas que gerem resultados aplicáveis ao Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado. Na última semana, a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) divulgou a lista preliminar com os oito projetos selecionados pelo edital 25/2018.

Somente neste ano, os recursos anunciados para essa finalidade chegam a R$ 2,66 milhões para as chamadas abertas, primeiramente, em abril e, depois, em agosto. Somados, os dois editais financiam 33 pesquisas pelo Programa Pesquisa para o SUS – Gestão Compartilhada em Saúde (PPSUS).

Dos projetos anunciados na última quinta-feira (13), seis serão executados na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), um no Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e mais um na Universidade Vila Velha (UVV).

Entre as pesquisas selecionadas pelo PPSUS em dezembro estão “Aplicação de Análise Espacial na Organização Territorial da Atenção Primária à Saúde”, coordenada por Fernando Soares de Oliveira, do Incaper, e “Aplicação da Tecnologia de Comunicação por Luz Visível em Monitorização de Recém-Nascidos de Alto Risco”, sob o comando de Jair Adriano Lima Silva, da Ufes.

O prazo para recursos é de cinco dias úteis após a publicação do resultado, ou seja, até esta quinta-feira (20).

 

Pesquisa aplicada ao SUS

Vinte e cinco estudos científicos que serão realizados no Espírito Santo para melhorar serviços do SUS foram apresentados no Seminário Marco Zero. O evento foi realizado nos dias 3 e 4 de outubro, em Vitória. Os pesquisadores foram selecionados pelo edital 03/2018 do Programa Pesquisa para o SUS – Gestão Compartilhada em Saúde (PPSUS).

A chamada pública é fruto de uma parceria do Governo do Estado, por meio da Fapes e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), com o Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (Decit/SCTIE/MS), e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O PPSUS tem a proposta de aplicar a pesquisa científica, tecnológica e de inovação na melhoria do SUS para aumentar a qualidade de vida da população.

Confira aqui o resultado preliminar.

 

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação

Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo – Fapes

(27) 3636-1867

Fernanda Magalhães: comunicacao@fapes.es.gov.br / 99812-3072

Mike Figueiredo: comunicacao1@fapes.es.gov.br / 99309-7100

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard