Evento no Palácio Anchieta celebra os 20 anos do Proged
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O Palácio Anchieta, em Vitória, recebeu, nessa quinta-feira (09), o evento “Proged: 20 anos de transformação e história”, que reuniu especialistas do Espírito Santo e de diversas regiões do país para discutir os avanços e desafios da gestão documental. O encontro contou com apresentações culturais e painéis temáticos que promoveram o diálogo e o compartilhamento de experiências entre profissionais da área, representantes da comunidade acadêmica e o público presente.
O diretor-geral do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES), Cilmar Franceschetto, destacou que comemorar o aniversário do Programa de Gestão Documental do Estado do Espírito Santo (Proged) é valorizar uma trajetória de compromisso com os legados institucionais e a inovação.
“Este momento reforça a importância da gestão arquivística como base para decisões mais eficientes e seguras. É também uma oportunidade para debates e aprendizados em torno de um objetivo comum: fortalecer o serviço público por meio do conhecimento e da tecnologia”, afirmou.
“Inegavelmente, o Proged tem um papel muito significativo para a Administração Pública no Espírito Santo, pois permite que a gestão de documentos seja aprimorada de forma contínua. Comemorar os 20 anos desse programa é uma prova do esforço do Arquivo Público, do Prodest e de outros órgãos estaduais em promover uma evolução consistente na administração de documentos dentro das melhores práticas”, enfatizou o diretor-geral do Instituto
de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest), Marcelo Cornélio.
“Celebrar os 20 anos do Proged é reconhecer a importância da organização documental para a eficiência e a transparência do serviço público. Cada avanço alcançado representa um passo na modernização do Estado e na garantia do acesso à informação, princípios fundamentais para uma administração mais ágil, integrada e voltada ao cidadão”, reforçou o secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Marcelo Calmon.
Para o subsecretário de Estado de Transparência, Fabiano Louzada, o evento representou um espaço estratégico de conversas, compartilhamentos de experiências e construção de soluções em conjunto para os desafios da gestão documental, da proteção de dados e da preservação digital.
“Para o Espírito Santo, reforçar as boas práticas na área significa garantir que os processos públicos sejam mais econômicos, auditáveis e acessíveis ao cidadão, transformando a memória institucional em instrumento de controle social e de valorização da transparência”, disse.
O Encontro foi organizado pelo Comitê Gestor do Proged – formado por servidores do APEES, Seger, Secont e Prodest – e reuniu cerca de 300 pessoas. Na programação, além dos palestrantes, também se apresentaram a Banda da Secretaria da Justiça (Sejus) e o coral Giovani Cantori.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do APEES
Jória Motta Scolforo
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Assessoria de Comunicação da Seger
Vitor Possatti Rodrigues
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Assessoria de Comunicação do Prodest
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