22/09/2025 12h26

Etapa Wahine do Mundial de Bodyboarding tem vitória da capixaba Luna Hardman, que retorna ao top 8 mundial

A última etapa feminina do Mundial de Bodyboarding consagrou a austríaca Alexandra Rinder como campeã da categoria profissional e a capixaba Luna Hardman como vencedora da etapa Wahine, resultado que a recoloca entre as oito melhores do ranking do IBC World Tour. O evento terminou no último sábado (20), na Praia de Solemar, em Jacaraípe.

O Wahine Bodyboarding Pro reuniu as melhores atletas do mundo da modalidade e contou com patrocínio da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), por meio da Lei de Incentivo ao Esporte Capixaba (LIEC). Mais duas capixabas também terminaram no top 8: Neymara Carvalho, agora quarta melhor do mundo, e Maylla Venturin, a sexta colocada.

A Pro Junior e a Máster foram exclusivas do Wahine na temporada. Assim, a portuguesa Alice Teotônio e a gaúcha Joselani Amorim acumularam os títulos mundial e da etapa.

O total de 120 bodyboarders de dez países reunidos, além do Brasil — participaram atletas da Áustria, Chile, Espanha, Estados Unidos, França, Japão, Marrocos, Peru e Portugal — transformou pelo quarto ano seguido o Espírito Santo no centro da modalidade no mundo, desde o dia 11 deste mês. E, pela primeira vez, foram definidos os títulos da temporada nas categorias Profissional, Pro Júnior e Master. 

Idealizado e organizado pela capixaba Neymara Carvalho, a pentacampeã mundial e dez vezes campeã brasileira, que está comemorando 30 anos no Circuito Mundial, celebrou o sucesso da quarta edição do evento.

"Estou radiante. Mais um ano do ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro. Meninas chegando, novatas campeãs. Isso é a realização de um sonho. Sem sonhar, não vale a pena. Estou vivendo o extraordinário. Sonhei ser campeã e fui. Sonhei realizar este evento e realizei. Sonhei ser mãe e sou. E agora sou mãe de campeã", afirmou Neymara, que viu sua filha, Luna Hardman, comemorar o título do Wahine na categoria Profissional.

Ações na praia

O ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro 2025 contou com atividades voltadas ao meio ambiente, como a Ação Ambiental dos Amigos da Jubarte, com limpeza da praia, e a presença do Projeto Tamar, na praia do Solemar, com exposição e ação de educação ambiental. Nos dois finais de semana do evento, a Área Kids gratuita foi atração para a criançada e a comunidade do entorno do campeonato.

Presente em todos os dias do campeonato, destaque para o ônibus do Juizado Itinerante da Lei Maria da Penha, conhecido como Ônibus Rosa, estacionado na praia, atendendo à comunidade na orientação sobre combate à violência doméstica e familiar contra a mulher e acolhimento por assistentes sociais e psicólogas, assim como distribuição de material informativo sobre o assunto.

Prêmio Wahine da Cultura Oceânica Feminina

O ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro 2025 realizou uma homenagem inédita: o Prêmio Wahine da Cultura Oceânica Feminina. A iniciativa reconhece e celebra mulheres que, de diferentes formas, marcaram presença e deixaram legado no universo oceânico, seja no esporte, na ciência, na cultura, no ativismo social ou em projetos comunitários ligados ao mar. A cerimônia de entrega do prêmio foi na Wahine Party, no Brizz Vitória, no sábado (20). 

O Prêmio reforça o espírito do Wahine, que vai além das ondas, para se consolidar como um festival de empoderamento feminino e de valorização da mulher em todas as dimensões da vida, reafirmando seu papel como palco de competição, cultura e transformação. Assim como o bodyboarding, que exige coragem, resiliência e conexão com a natureza, as homenageadas simbolizam a força da mulher que atua pelo oceano, inspirando novas gerações. 

As homenageadas:

- Emanuelle Righetti - Ex-bodyboarding. Responsável pelo Projeto Social KOA/Canoa Havaiana.
- Thais Sant’Ana - Nadadora. Canal da Mancha – 44,5km – 11h03min - Natação para mulheres.
- Denise de Borba Rieth - Pesquisadora e Coordenadora do Museu Aberto das Tartarugas Marinhas da Fundação Projeto Tamar/Vitória – ES.
- Juliétti Angioletti Tesch - Velejadora. Campeã Sul-americana Feminina, 11 vezes campeã brasileira e oito no ES.
- Neymara Carvalho - Pentacampeã mundial de Bodyboarding, 10 vezes campeã brasileira. Presidente do Instituto Neymara Carvalho (INC).

Campeãs do Circuito Mundial 2025
Profissional - Alexandra Rinder (Áustria)
Pro Júnior - Alice Teotônio (Portugal)
Máster - Joselani Amorim (Brasil)

Campeãs do ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro 2025
Profissional - Luna Hardman (Brasil)
Pro Júnior - Alice Teotônio (Portugal)
Máster - Joselani Amorim (Brasil)
PCDs - Deficientes Visuais: Renata Bazone; Amputadas: Carla Cunha; Mastectomizadas: Tiana Dantas.

Troféu Revelação
Profissional - Filipa Broeiro (Portugal)
Pro Júnior - Emie Padois (França)
Máster - Juliana Dourado (Brasil)

Campeãs do ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro
2022 - Neymara Carvalho (Brasil)
2023 - Sari Ohhara (Japão)
2024 - Sari Ohhara (apão)
2025- Luna Hardman (Brasil)

Top 8 da Categoria Profissional do IBC World Tour após quatro etapas
1. Alexandra Rinder (Áustria)
2. Namika Yamashita (Japão)
3. Filipa Broeiro (Portugal)
4. Neymara Carvalho (Brasil)
5. Joana Schenker (Portugal)
6. Maylla Venturin (Brasil)
7. Yuka Nishimura (Japão)
8. Luna Hardman (Brasil)

 

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesport
Bruna Rodrigues / Rodolfo Mageste
(27) 99271-8222/ (27) 99309-9053
assessoria@sesport.es.gov.br
Facebook: Sesport-ES
Instagram: @sesportesoficial

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard