Espírito Santo realiza etapa estadual da VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

A Secretaria da Educação (Sedu) promoveu, nos dias 18, 19 e 20 de agosto, em Guarapari, a etapa estadual da VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA). A iniciativa é organizada pelo Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), composto pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) nesta edição.
A CNIJMA tem por objetivo mobilizar crianças e adolescentes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental em todo o país, estimulando-os a refletirem sobre os desafios ambientais e a desenvolverem projetos de ação voltados para a transformação de realidades locais.
De norte a sul do Espírito Santo, mais de 90 escolas das redes estadual e municipal realizaram conferências em suas unidades e inscreveram projetos para as etapas estadual e nacional. A diversidade do território capixaba esteve representada por estudantes indígenas, quilombolas, de assentamentos rurais, comunidades pomeranas e da periferia da Grande Vitória.
A etapa estadual reuniu 60 estudantes (delegados e suplentes), além de 30 professores e técnicos das 11 Superintendências Regionais de Educação. Durante o encontro, os jovens apresentaram os projetos de ação de suas escolas e elegeram, pelo princípio “jovem escolhe jovem”, o trabalho que representará o Estado na etapa nacional, em Luziânia (GO).
O projeto selecionado foi “Fundão em alerta: Chuvas, enchentes e os desafios climáticos locais”, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Professora Maria da Paz Pimentel, do município de Fundão. A iniciativa investigou as causas e consequências das enchentes no município, discutindo os impactos sociais e ambientais, a relação com as mudanças climáticas globais e propondo ações de prevenção e conscientização local.
Entre os projetos apresentados e avaliados, destacaram-se ações de reflorestamento, recuperação de nascentes, preservação de manguezais e rios, construção de biodigestores, resgate de saberes tradicionais, criação de bancos de sementes crioulas e hortas agroecológicas.
Delegação capixaba na Etapa Nacional.
O Espírito Santo será representado por 13 estudantes das seguintes escolas:
EEEFM Maria da Paz Pimentel (Fundão)
EMEIEF Córrego do Café (Águia Branca)
EEEFM Mucurici (Mucurici)
EMEF Veneciano (Nova Venécia)
EMEIF Pedra Torta (Águia Branca)
EMEFTI Lions Club de Colatina (Colatina)
EEEFM Alto Jatibocas (Itarana)
EEEF Graúna (Itapemirim)
EMEF Indígena Caeira Velha (Aracruz)
EEEFM Atílio Vivacqua
EMEF Prezideu Amorim (Vitória)
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
comunicacaosedu@sedu.es.gov.br
Deborah Hemerly | dahfialho@sedu.es.gov.br
Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7888 / 3636-7707