11/10/2017 11h51

Espírito Santo coordena ação de testagem de HIV no Santuário de Aparecida

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) vai colaborar com uma campanha que será desenvolvida pelo Ministério da Saúde e pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio da Pastoral da Aids, durante a Festa de Nossa Senhora Aparecida, no Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo. O trabalho, que será coordenado pela Pastoral da Aids do Regional Leste 2, do qual o Espírito Santo faz parte, começa nesta quarta-feira (11) e segue até sexta (13). O objetivo é alertar os romeiros sobre os desafios de se viver com Aids e promover o incentivo ao diagnóstico precoce, com orientação e oferta de testagem para o HIV no local.

A referência técnica do Programa Estadual de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids, Julimar França, vai a São Paulo participar da ação junto com agentes da Pastoral da Aids que foram capacitados pela Secretaria de Estado da Saúde e pelo Centro de Apoio ao Cidadão (CAC), uma das três organizações não governamentais credenciadas pelo Ministério da Saúde para realização de teste rápido de HIV por fluido oral na população do Espírito Santo.

“Desde 2014 temos trabalhado em parceria com ONGs, que têm um bom alcance da população e fazem um trabalho de triagem. Acreditamos que essa integração entre Estado, ONGs e municípios vai gerar um resultado positivo perceptível daqui a alguns anos. A Secretaria de Saúde tem uma parceria muito boa com a Pastoral da Aids, que tem feito um trabalho importante no Espírito Santo. Como o trabalho desenvolvido aqui tem ganhado destaque, a Secretaria Nacional da Pastoral da Aids percebeu esse esforço e o Ministério da Saúde acatou a indicação. Vamos fazer esse trabalho em conjunto: Espírito Santo, São Paulo, Ministério da Saúde e Pastoral da Aids”, disse Julimar França.

Segundo ela, entre os profissionais que compõem a equipe do Espírito Santo que vão a Aparecida estão enfermeiros, psicólogos, técnicos de enfermagem e assistentes sociais. A referência técnica explicou que romeiros com idade a partir de 14 anos já poderão fazer o teste, desde que acompanhados por um responsável legal. Julimar ressaltou que o processo de testagem e aconselhamento é sigiloso e disse que os casos positivos receberão encaminhamento para o serviço de atendimento especializado mais próxima de seu local de moradia, se assim for a vontade da pessoa.

Pioneirismo

Segundo Evandro Ferrete, coordenador da Pastoral da Aids no Regional Leste 2, dez agentes da Pastoral da Aids da Arquidiocese de Vitória foram treinados para realizar o teste de fluido oral e fazer o aconselhamento em caso de resultado positivo. “Lá nós encontraremos outros agentes da Pastoral da Aids, que vão atuar na panfletagem e na orientação. A proposta é realizar mil testes, além de acessar 15 mil pessoas com panfletos e orientações entre os dias 11, 12 e 13 de outubro”, explicou.

Ferrete destaca que a Pastoral da Aids que atua no Espírito Santo vai coordenar a campanha de testagem de HIV no Santuário Nacional de Aparecida, juntamente com seus parceiros, a Sesa e o Centro de Apoio ao Cidadão.

“O Espírito Santo será pioneiro nesse tipo de trabalho junto com o Ministério da Saúde e a Igreja Católica. Nunca antes foi realizado um trabalho dessa dimensão com relação à testagem e conscientização a respeito do HIV. Nosso objetivo é conscientizar novamente as pessoas de que a Aids existe e que a melhor forma de não desenvolver a doença é fazendo o diagnóstico precoce. Como a Aids não tem mais cara, ela está em todas as camadas sociais e em todas as populações, esta ação é importante porque vamos atingir romeiros de todos os cantos do Brasil”, comentou o coordenador da Pastoral da Aids.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

E-mail: asscom@saude.es.gov.br