Escolas do Futuro participam da Olimpíada Brasileira de Robótica e conquistam destaque em diferentes modalidades
.jpg?v=638925831991537160)
No último sábado (30), o Sesi – Jardim da Penha foi palco da etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), uma das maiores competições científicas do país voltada para a difusão da ciência e da tecnologia entre estudantes da educação básica e técnica. O evento reuniu jovens talentos em um ambiente marcado pela criatividade, pelo trabalho em equipe e pelo entusiasmo em superar desafios por meio da robótica. Entre os destaques desta edição, esteve a participação das escolas pertencentes ao Programa Escola do Futuro, que levaram suas equipes para vivenciar a experiência, demonstrando dedicação, protagonismo e compromisso com a inovação educacional.
O Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Elisa Paiva, de Conceição do Castelo, apresentou um projeto inovador na modalidade Robótica Artística. Com o uso do kit Lego Spike Prime, os estudantes desenvolveram uma banda formada por robôs e músicos, que integrava canto, bateria e guitarra robótica a instrumentos tocados pelos próprios alunos. A música apresentada foi autoral, criada inteiramente pela equipe. Segundo o PCI Pedro Henrique Milagre, a experiência foi transformadora: “Os alunos puderam vivenciar o ambiente de competição e experimentar na prática os princípios da abordagem STEAM. Eles integraram Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática em um mesmo desafio, unindo criatividade e colaboração.”
A Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Nossa Senhora de Lourdes, de Cariacica, participou com cinco equipes na modalidade Seguidor de Linha, entre 90 competidores, conquistando o 4º lugar. Também apresentou na modalidade Artística a lenda capixaba do Pássaro de Fogo, que retrata a história de amor entre os índios Guaraci e Jaciara, transformados por Tupã nos montes Mestre Álvaro e Moxuara. A escola ainda recebeu o título de Melhor Equipe de Escola Pública. Já a PCI Vânia Alves Santana, destacou a diversidade e os resultados alcançados por suas equipes: “Encerramos nossa participação na OBR 2025 com muita alegria! Foram 5 equipes na modalidade Seguidor de Linha, em meio a 90 competidores, conquistando o 4º lugar com muito esforço e dedicação.”
Outro destaque foi a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Presidente Getúlio Vargas, de Cachoeiro de Itapemirim, que competiu na modalidade Resgate. A equipe passou meses em preparação, realizando intensivos treinos de programação e simulações para que seus robôs cumprissem missões de salvamento. De acordo com o PCI Diego Motta Libardi, a participação foi além da técnica: “A experiência da OBR foi transformadora para nossos alunos, pois proporcionou contato com ciência e tecnologia e também fortaleceu valores como persistência, cooperação e pensamento crítico.”
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
comunicacaosedu@sedu.es.gov.br
Deborah Hemerly | dahfialho@sedu.es.gov.br
Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7888 / 3636-7707