16/07/2010 12h10 - Atualizado em 24/01/2019 13h19

Escola Aberta movimenta unidades de ensino durante o recesso escolar

O programa Escola Aberta, da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), é uma boa opção de ocupação da unidade de ensino durante o recesso escolar de julho. São 50 escolas da rede estadual que estão de portas abertas nos finais de semana, com várias atividades, como oficinas de dança de salão, música, artesanato, futsal, grafite, informática, artes marciais e língua estrangeira. As oficinas são gratuitas e abertas a toda a comunidade.

Na Escola Estadual Judith da Silva Góes Coutinho, localizada na Ponta da Fruta, em Vila Velha, o programa é um sucesso. “Temos muitas oficinas, como dança, musicalização, flauta e capoeira, e quem estiver interessado é só aparecer aqui na escola aos sábados, a partir das 08 horas”, convida a diretora, Silvanir Peterle Ribeiro, que conta que as oficinas com maior número de participantes são as de dança rítmica, informática e esportes.

Em Cariacica, a Escola Estadual São João Batista é uma das mais movimentadas com grande participação de alunos e da comunidade. O funcionamento do programa é sempre aos sábados, das 08 às 17 horas, e aos domingos, das 08 às 12 horas. Os municípios participantes do programa são Cariacica, Serra, Vila Velha e Vitória (confira a lista abaixo).

A coordenadora do programa Escola Aberta da Sedu, Lígia Lobo Azevedo, conta que, depois das férias, mais três escolas da rede estadual de ensino serão contempladas com o programa. “A meta é alcançar cada vez mais instituições e oportunizar aprendizagens diferenciadas para os jovens”, ressalta. As novas escolas são: Zaíra Manhães de Andrade e Stellita Ramos, ambas em Cariacica; e a Antonio Luiz Valiati, em Serra.

Escola Aberta

O programa, executado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC), está sendo desenvolvido desde novembro de 2004 pela Sedu nas escolas estaduais de Ensino Fundamental e Médio na Região Metropolitana da Grande Vitória.

O programa surgiu com a proposta da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência, e a Cultura (Unesco) de abrir espaços nos fins de semana para contribuir com a redução da violência entre os jovens. O programa contempla escolas públicas do Estado, que são acompanhadas pela Sedu e secretarias municipais de Educação da Grande Vitória.

“O projeto vem, ao longo do tempo, cumprindo a proposta pedagógica, que tem por princípios a autonomia, a solidariedade e o trabalho como forma de transformação da sociedade”, ressalta Lígia.

Confira aqui a lista das escolas que oferecem o programa.
 



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Álvaro Muniz e Daniele Bolonha
Tels.: 27 3636-7705 / 3636-7706 / 3636-7707
E-mail: amneto@sedu.es.gov.br / dtbolonha@sedu.es.gov.br/ kpgbissoli@sedu.es.gov.br/ kisandrade@sedu.es.gov.br
Texto: Karolina Gazoni e Kárita Iana
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard