ES Inteligente: Alegre lança edital para selecionar fornecedora de serviços do Projeto Cidade Inteligente
-7.png?v=638894001792051520)
A Prefeitura de Alegre, na região sul do Estado, na última sexta-feira (25), lançou o edital para selecionar a empresa fornecedora de serviços para a implantação da Parceria Público-Privada (PPP) de Cidade Inteligente no município, que inclui eficientização, operação e manutenção da iluminação pública e implantação, operação e manutenção da usina fotovoltaica e da infraestrutura de telecomunicações. As empresas interessadas devem encaminhar as propostas até o dia 1° de setembro.
Em um contrato de parceria com 25 anos de duração, o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) e o Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC), respectivamente, foram os responsáveis pela estruturação, coordenação e operacionalização do projeto. Os estudos de viabilidade estimam um investimento total por parte do parceiro privado na ordem aproximada de R$ 13 milhões, valor suficiente para a implementação da infraestrutura completa da cidade inteligente. O edital pode ser acessado no site da prefeitura do município.
O diretor de Negócios do Bandes, Marcos Kneip, destacou que a iniciativa representa um avanço estratégico para o desenvolvimento sustentável dos municípios capixabas, especialmente para a “Cidade Jardim”.
“O projeto traduz em ações concretas na busca por inovação e eficiência na gestão pública. Trabalhamos para construir uma modelagem robusta, capaz de dar segurança jurídica e confiança aos investidores, mas, acima de tudo, para garantir ao município serviços públicos melhores, com menor custo e resultados duradouros para a população. Alegre tem vocação para crescer, e essa concessão abre portas para um futuro ainda mais promissor”, ressaltou Kneip.
Segundo o prefeito, Nemrod Emerick, mais conhecido como “Nirrô”, o projeto da Cidade Inteligente representa um novo patamar de gestão pública, com serviços mais eficazes, economia de recursos e mais qualidade de vida para nossa população.
“Esse é um momento histórico para Alegre. Estamos iniciando uma transformação que vai muito além da modernização da infraestrutura — estamos falando de uma cidade mais conectada, eficiente e segura. Agradeço ao Bandes, ao IPGC e a todos os parceiros envolvidos nesse processo. Alegre segue avançando com responsabilidade, inovação e visão de futuro”, afirmou Emerick.
A cidade inteligente de Alegre O projeto prevê a eficientização de 100% do parque de iluminação pública, com 3.954 pontos contemplados de uma usina solar que irá atender, ao todo, 116 unidades consumidoras municipais, além de 20 quilômetros de fibra óptica, conectando prédios públicos com internet de qualidade. Além disso, o programa contempla videomonitoramento com 80 câmeras para segurança urbana e wi-fi gratuito em áreas públicas e de grande circulação.
“A abertura da licitação do projeto de cidade inteligente de Alegre é um marco que simboliza o resultado de uma longa e bem-sucedida jornada. Desde a adesão do município ao Programa ES Inteligente, passando pela instituição da lei de PPPs, consulta pública, análises e aprovações dos órgãos de controle como Tribunal de Contas e Ministério Público de Contas do Espírito Santo, até os ajustes finais, cada etapa exigiu diálogo, comprometimento e responsabilidade”, salientou o coordenador do Núcleo de Gestão de Concessões e Parcerias do banco capixaba, Vilker Zucolotto.
“Esse avanço só foi possível graças ao engajamento do Bandes, IPGC, Prefeitura de Alegre, órgãos de controle e ao apoio do Governo do Estado. Um caminho desafiador, mas essencial para entregar soluções inovadoras e sustentáveis à população”, completou Zucolotto.
Saiba mais sobre o ES Inteligente
O programa é voltado para o desenvolvimento de produtos públicos de qualidade à população, por meio de concessões e da estruturação de Parcerias Público-Privadas (PPPs), ofertando modelagens de projetos que apoiam o desenvolvimento local, a partir da implementação de projetos de cidades inteligentes e saneamento.
O programa oferta aos municípios assessoria gratuita e cooperação técnica especializada constante, permitindo uma análise ideal das necessidades regionais por infraestrutura. Assim, as cidades podem desenvolver projetos relevantes que promovam o crescimento local em áreas prioritárias.
Saiba mais: www.bandes.com.br/ppp
Gostou do conteúdo? Conheça outra matéria sobre o assunto:
ES Inteligente: Venda Nova é oficialmente a primeira cidade inteligente do programa
Informações à Imprensa:
Gerência de Comunicação Institucional do Bandes
Bárbara Deps Bonato / Wilson Igreja Campos
(27) 99774-4428
comunica@bandes.com.br