26/08/2025 15h05

Encontros técnicos promovem práticas para fortalecer produção capixaba de tangerina

A tangerina está entre as frutas mais consumidas pelos brasileiros e tem no Espírito Santo um importante polo de produção. Em 2024, foram colhidas 27,4 mil toneladas, com destaque para a região serrana, onde Domingos Martins, Conceição do Castelo e Marechal Floriano respondem, juntos, por mais de 60% da safra estadual.

Para apoiar os agricultores e difundir práticas que garantam produtividade e qualidade, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e parceiros promoveram encontros técnicos nos três municípios, reunindo cerca de 190 participantes.

Em Domingos Martins, o encontro foi realizado na última sexta-feira (22), na comunidade Cristo Rei, distrito de Aracê. A programação em Conceição do Castelo ocorreu em 25 de junho, na comunidade de Santa Luzia, e em Marechal Floriano, no dia 15 de agosto, na localidade de Boa Esperança.

Em todas as localidades, pesquisadores e extensionistas do Incaper abordaram temas como implantação de pomares, calagem, adubação, poda, nutrição e manejo de pragas e doenças.

Além da atualização técnica, os encontros reforçaram o fortalecimento da cadeia produtiva e da comercialização. Na região, parte significativa da produção é destinada à Cooperativa de Empreendedores Rurais de Domingos Martins (Coopram), que abastece programas de alimentação escolar, inclusive em São Paulo. Esse mercado tem ampliado a renda dos agricultores e valorizado a fruta capixaba.

Outro destaque foi o alerta contra o greening, doença que já compromete pomares em São Paulo e Minas Gerais. A recomendação dos especialistas é priorizar mudas sadias, adquiridas de viveiristas registrados no Ministério da Agricultura e Pecuária, como forma de prevenção.

“A região serrana tem condições muito favoráveis à produção da fruta. Mas é fundamental trabalhar com mudas sadias para evitar a introdução de doenças. Nosso foco é aumentar produtividade, qualidade e renda dos agricultores, garantindo competitividade para a tangerina capixaba”, ressaltou o extensionista do Incaper César Krohling, que participou de dois dos encontros.

Em Domingos Martins, maior produtor de tangerina do Espírito Santo, com 14,8 mil toneladas colhidas em 2023, a programação também incluiu discussões sobre aspectos econômicos da implantação de lavouras e a apresentação de tecnologias como o uso de drones na pulverização.

O evento ocorreu na propriedade do agricultor Davi Zandonadi, que avaliou a experiência como positiva. “Foi muito bom. Para mim, o evento trouxe conhecimentos que vão ser muito úteis principalmente nas áreas de nutrição do solo e controle de pragas e doenças”, afirmou o produtor.

Informações à Imprensa:
Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper
Felipe Ribeiro
(27) 98849-6999
comunicacao@incaper.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard