Empresas capixabas assinam contrato para fornecimento de biometano
.jpeg?v=638828161733941120)
O governador do Estado em exercício, Ricardo Ferraço, participou, nessa terça-feira (13), da assinatura do contrato de fornecimento de biometano para a rede de distribuição de gás canalizado, firmado entre o Governo do Estado, a ES Gás e a Marca Ambiental. O acordo é resultado de ações previstas e implementadas no ES Mais+Gás e marca um avanço estratégico na transição energética capixaba e fortalece o compromisso com a sustentabilidade e a economia de baixo carbono.
“Estamos confirmando e comemorando essa parceria sólida de duas empresas privadas que se uniram para investir R$ 100 milhões na construção, aqui no Espírito Santo, de uma fábrica de biometano, que vai transformar lixo em gás combustível para utilidade industrial. O biometano, a produção dele, está dentro do nosso Plano de Descarbonização, trabalhando a transição energética, produzindo gás de origem renovável para abastecer nossas plantas industriais. Menos emissões e mais sustentabilidade. Mais uma entrega efetiva dentro do ES Mais+Gás, que em pouco tempo já proporcionou avanços no mercado de gás natural”, destacou Ferraço.
A Marca Ambiental, referência nacional em gestão de resíduos, está em fase avançada de construção de sua Usina de Biometano, localizada em Cariacica. A planta transformará resíduos orgânicos em energia renovável, contribuindo diretamente para a redução das emissões de gases de efeito estufa e fomentando a economia circular. Com o contrato firmado, a ES Gás será responsável por injetar e distribuir o biometano gerado, levando combustível limpo e sustentável a milhares de capixabas.
“Esse contrato marca o compromisso da ES Gás em impulsionar a diversificação energética no Espírito Santo, contribuindo para uma matriz energética estável e cada vez mais limpa. A distribuição do biometano reforça o uso de fontes renováveis e de baixa emissão de carbono, e se alinha ao compromisso de descarbonização da ES Gás e do Espírito Santo”, destacou Fabio Bertollo, diretor-presidente da ES Gás.
O projeto também se alinha às campanhas globais “Race to Zero” e “Race to Resilience”, iniciativas que visam a neutralização das emissões de gases de efeito estufa até 2050 e o fortalecimento da resiliência climática, impulsionando uma economia verde e inovadora. A previsão de início da injeção de biometano na rede de gás natural é para o mês de dezembro deste ano.
Publicado em 2024, o Plano Estadual de Neutralização de Emissões de GEE estabelece metas claras para descarbonização nas áreas de Energia & Indústria, Transportes, Resíduos e Agropecuária. A parceria entre a Marca Ambiental e a ES Gás se insere como uma das ações-chave para tornar o setor de resíduos mais eficiente e ambientalmente responsável, convertendo lixo orgânico em solução energética.
Além do impacto ambiental, o projeto gera empregos, movimenta a economia local e posiciona o Espírito Santo como referência em energia renovável. O empreendimento está alinhado à Política Estadual de Biometano, que estimula a produção e a comercialização do combustível no estado.
“Estamos otimistas com essa parceria, que potencializa a distribuição do biometano e viabiliza um projeto inovador, colocando o Espírito Santo na vanguarda da economia sustentável. Com a redução do ICMS sobre o biometano, conseguimos avançar na competitividade desse combustível limpo e garantir que ele chegue à população com valores acessíveis”, ressalta Diogo Ribeiro, diretor de energias renováveis da Marca Ambiental e Grupo Marca.
O diretor-presidente da Agência de Regulação de Serviços Públicos do Espírito Santo (ARSP), Alexandre Ventorim, destacou o papel estratégico da Agência no desenvolvimento do setor de biometano no Espírito Santo: “A ARSP está comprometida em contribuir ativamente para o crescimento do mercado de biometano no estado, promovendo a expansão de uma energia limpa, renovável e fundamental para a transição energética. Trabalhamos para garantir segurança regulatória e incentivar investimentos que tragam benefícios ambientais e econômicos para toda a sociedade capixaba.”
A regulamentação para a distribuição de biometano no Espírito Santo foi construída de forma participativa, com consulta pública aberta à sociedade e ao setor produtivo. O regramento define critérios técnicos para a injeção do gás renovável na rede, assegurando qualidade, segurança e competitividade tarifária, além de abrir espaço para novos fornecedores e estimular a inovação no setor.
A meta do programa ES Mais+Gás de atingir até 2034 200 mil m³/dia de biometano, consolidando-se como referência nacional em energia renovável e sustentável. O projeto também deve impulsionar a economia local, gerar empregos e atrair investimentos para o estado, além de contribuir de maneira significativa para o combate às mudanças climáticas.
A ES Gás é a concessionária responsável pela distribuição do gás natural canalizado no Espírito Santo, regulada pela ARSP. Atua nos segmentos residencial, comercial, industrial, automotivo, climatização, cogeração e termoelétrico, atendendo mais de 84 mil clientes. Em 2023, a empresa passou por um processo de privatização e, atualmente, integra o portfólio do Grupo Energisa.
(Com informações da ES Gás)
Informações à Imprensa:
Assessoria de Imprensa da Vice-Governadoria
Léo Júnior
(27) 99999-9422