26/11/2025 16h36

Empreendedores de Regência recebem maratona de capacitação para impulsionar negócios locais

Teve início nessa terça-feira (25) e segue até a sexta-feira (28), a vila de Regência, em Linhares, recebe o evento Empreendedores de Regência, uma maratona de capacitações voltada ao fortalecimento dos pequenos negócios do campo, do artesanato e da culinária local. A ação é organizada pela Bag Log, startup acelerada pelo Programa Sementes e vencedora do edital Sementes do Rio Doce em Linhares, com apoio do Sebrae e da Associação de Moradores de Regência.

Durante quatro dias, os moradores participam de oficinas e mentorias sobre Storytelling; WhatsApp Business; Oficina com Mentoria Individual: Artesanato; Turismo de Negócios: prepare-se para vender mais; e Estratégias para envio de mercadorias — preparando os pequenos negócios para conquistar novos mercados.

A iniciativa nasce de um desafio histórico enfrentado pela comunidade após o desastre da barragem de Mariana, que interrompeu atividades essenciais como pesca e agricultura familiar — principais fontes de renda de muitas famílias. Entre 2022 e 2023, diversos programas de formação revelaram novos talentos em áreas como artesanato, marcenaria, costura, produção de mel e outros alimentos.

Com o aumento da produção, cresceu também a necessidade de acesso ao mercado. Foi nesse contexto que a Bag Log desenvolveu uma solução logística inovadora, conectando empreendedores rurais aos centros urbanos, viabilizando vendas on-line, reduzindo custos de transporte e fortalecendo a economia local com sustentabilidade.

Para Patrícia Vitória, representante da Bag Log, o impacto é transformador. “Regência tem talentos incríveis. Acompanhando de perto essas histórias e também esses desafios, enxergamos uma solução que conectasse esses empreendedores com os centros urbanos e com a cadeia logística, para facilitar o escoamento de produção e também o abastecimento de insumos. A Bag Log faz uma ponte entre esses empreendedores e o mercado, respeitando a cultura local, fortalecendo a renda e mostrando que inovação pode chegar a qualquer lugar”, explica.

A coordenadora do Programa Sementes, Jamylly Caran, destaca o papel social da iniciativa. “O Sementes existe para levar oportunidades reais a quem mais precisa. Ver uma comunidade inteira se mobilizando para empreender e se reinventar mostra que inovação é, antes de tudo, inclusão. Iniciativas como essa da Bag Log transformam realidades e mostram a força da logística colaborativa, que é uma ferramenta incrível, que merece chegar mais longe, conectando pessoas e promovendo a diversidade cultural”, disse.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, reforça o compromisso do Governo do Estado com Regência e outras regiões impactadas. “O desastre de Mariana deixou marcas profundas, especialmente em comunidades como Regência, que tiveram sua forma de viver e produzir interrompida. O que o Governo do Estado, junto a diversas instituições, tem feito desde então é construir novos caminhos que devolvam autonomia, dignidade e oportunidades. Ver uma startup como a Bag Log, acelerada pelo Sementes, atuando aqui é a prova de que inovação também é cuidado e reconstrução. É oferecer às pessoas a chance de prosperar novamente, sem que precisem deixar sua cidade e sua história”, frisou.

Sobre o Programa Sementes

O Programa Sementes é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, executada pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), que oferece aporte de R$ 100 mil, aceleração, mentorias, capacitação e acesso a redes de investidores para 50 startups com atuação em nove municípios da Bacia do Rio Doce. O programa estimula o desenvolvimento sustentável e consolida o Espírito Santo como referência nacional em ciência, tecnologia e empreendedorismo. Mais informações acesse: www.programasementes.com.br

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secti
Bernardo Barbosa
(27) 3636-1806 / (27) 9 8829-2953
comunicacao@secti.es.gov.br

Comunicação Sementes
Claudia Sabadini
(28) 99959-5145
sementesdoriodoce@secti.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard