18/08/2021 12h23

Educadores de escolas em áreas de assentamento participam de formação por área de conhecimento

As escolas localizadas em áreas de assentamentos vêm trabalhando com a organização curricular por área de conhecimento. Identificando a necessidade de uma formação que objetivasse a consolidação do trabalho pedagógico das escolas que se enquadram nesse perfil, a Superintendência Regional de Educação (SRE) de São Mateus iniciou um diálogo acerca da proposta, com a Gerência de Educação, Indígena e Quilombola (Geciq) e a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Na sequência, visando a uma formação que incluísse todos os sujeitos envolvidos, integraram o grupo de trabalho (GT) a SRE de Linhares e de Nova Venécia, representantes do Setor de Educação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Regional das Associações dos Centros Familiares de Formação em Alternância do Espirito Santo (Raceffaes) e o Movimento de Promoção Educacional do Espírito Santo (Mepes).

Após várias reuniões virtuais e muita interlocução entre os integrantes do GT, neste mês, teve início a tão aguardada Formação por Área de Conhecimento para os professores, pedagogos e diretores das escolas localizadas em área de assentamento, que trabalham com estudantes do Ensino Fundamental - Anos Finais.

“A Formação por Área do Conhecimento é uma demanda das escolas do campo, localizadas em áreas de assentamentos. Considero como uma importante articulação proposta pela equipe da Superintendência Regional de Educação, que apresenta o momento formativo como um espaço que promove a escuta dos movimentos, das contribuições da Universidade Federal do Espírito Santo e do fortalecimento das ações pedagógicas e políticas públicas de nossa gestão, para o fortalecimento da modalidade da Educação do Campo”, disse a gerente da Geciq, Valquíria Santos.

Para o superintendente de São Mateus, Jailson Mauricio Pinto, o curso é fruto de uma demanda levantada durante os assessoramentos pedagógicos. “Com parcerias, conseguimos formalizar abarcando todas as Regionais que têm as Escolas que trabalham por área de conhecimento. Esse curso foi planejado com muito carinho para nossas equipes escolares”, comentou.

Essa formação tem carga horária de 180 horas, dividida em cinco módulos, com encontros virtuais síncronos e presenciais, no âmbito da escola/comunidade (horas de integração), e com certificação da Ufes.

A ementa do curso apresenta elementos da pedagogia do movimento e instrumentos pedagógicos; histórico e contextualização do estudo por área do conhecimento; oficinas de estudo por área do conhecimento; círculo de cultura, entre outras abordagens. O curso tem previsão de término em novembro deste ano.

“Será uma oportunidade de compreender a área como um todo e não somente a minha disciplina de formação. Isso possibilitará uma atuação mais eficaz junto aos nossos educandos”, destacou Edmauro Santana Pereira, professor de Ciências Humanas.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu