17/09/2025 12h06

Dia Mundial da Segurança do Paciente: Sesa aposta em inovação para transformar o cuidado nos hospitais estaduais

Celebrado nesta quarta-feira (17), o Dia Mundial da Segurança do Paciente é um convite à reflexão: “como garantir um cuidado livre de riscos, capaz de fortalecer a confiança entre profissionais de saúde, pacientes e suas famílias?”. No Espírito Santo, a Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), tem dado passos importantes nesse sentido. Por meio do Núcleo da Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), presente em quatro hospitais da rede estadual, o Instituto vem promovendo inovações que tornam o atendimento mais seguro e humanizado.

Entre as ações do Núcleo estão a implantação de protocolos de segurança, o acompanhamento de indicadores de qualidade, a gestão de riscos, um sistema de notificação de incidentes, além de auditorias internas e da realização de uma pesquisa anual sobre a cultura de segurança. Tudo isso com um objetivo de assegurar que cada paciente receba um cuidado de qualidade.

“Com a gestão por processos, conseguimos padronizar, monitorar e melhorar continuamente a assistência em hospitais de diferentes regiões do Estado”, explicou a coordenadora do NQSP, Anne Lobato.

A atuação do Núcleo acontece no Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG), em Vitória; no Hospital Roberto Arnizaut Silvares (HRAS), em São Mateus; no Hospital São José do Calçado (HSJC), em São José do Calçado; e no Hospital Estadual de Atenção Clínica (HEAC), em Cariacica. Ao longo do mês de setembro, essas unidades realizam ações educativas voltadas a profissionais, pacientes e familiares, reforçando que segurança é uma construção conjunta.

Para a enfermeira Lívia Dalla, que atua no HINSG, o Dia Mundial da Segurança do Paciente também serve como um lembrete de que segurança é um compromisso diário. “Estamos reforçando protocolos e instruções de trabalho para que cada paciente esteja sempre protegido”, afirmou. 

Campanha 2025 tem foco em recém-nascidos e crianças

Neste ano, a campanha mundial para o Dia da Segurança do Paciente traz o tema “Cuidado seguro para cada recém-nascido e cada criança”. A Organização Mundial da Saúde (OMS) destaca a importância de prevenir riscos nesse público, incentivando práticas sustentáveis e a participação ativa de pais e cuidadores.

O Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória, em Vitória, é uma das referências estaduais no atendimento ao público infanto-juvenil. A diretora-técnica da unidade, Dória Peixoto, ressaltou que o trabalho para o alcance do cuidado seguro das crianças é coletivo. “O hospital tem o compromisso de oferecer um tratamento seguro, reduzindo riscos de intercorrências e infecções. Para isso, é fundamental o envolvimento de profissionais e familiares”, disse.

Hospitais estaduais promovem programação especial ao longo do mês

Os hospitais estaduais contam com uma programação especial ao longo do mês de setembro, a fim de conscientizar profissionais de saúde, pacientes e acompanhantes sobre a importância do Dia Mundial da Segurança do Paciente, além de contribuir para a qualificação do cuidado em saúde.

Seguindo a temática definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para a campanha deste ano, que é “Cuidado seguro para cada recém-nascido e cada criança”, o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, conta com uma programação que inclui desde materiais educativos publicados ao longo desta semana, além de ação orientativa sobre eventos adversos e incidentes realizado pela equipe de gerenciamento de Risco da unidade.

Entre os assuntos as serem trabalhados, estão nascimento seguro e cuidados pós-natais; segurança na administração de medicamentos; segurança diagnóstica; imunização segura; prevenção de infecções, e reconhecimento precoce da deterioração clínica.

No Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (HIMABA), em Vila Velha, as ações acontecem nesta quarta-feira (17) e quinta-feira (18) e também seguem o reforça aos cuidados para prevenção de eventos adversos em ambientes pediátricos e neonatais. Para a programação, o Núcleo de Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente (NGQSP) do HIMABA preparou ações voltadas ao público assistencial e também para os pacientes e suas famílias. Com a “Doutora Segurança”, interpretada pela enfermeira Beatriz Gualandi, do NGQSP, as crianças internadas poderão aprender de maneira lúdica a lavar as mãos corretamente. 

Já no Hospital Estadual de Urgência e Emergência “São Lucas”, em Vitória, a programação em alusão ao Dia Mundial da Segurança do Paciente conta com a divulgação de materiais de conscientização, como cartazes com mensagens de sensibilização sobre os protocolos de segurança, e ação nas áreas assistenciais. A equipe de enfermagem realizará um checklist de auditoria dos processos monitorados, avaliando a aplicação dos protocolos de segurança do paciente. A atividade será acompanhada pelas analistas do gerenciamento de riscos, que apoiarão na identificação de oportunidades de melhoria.

Além das ações desenvolvidas pelos hospitais, a Comissão Estadual de Segurança do Paciente, da Secretaria da Saúde (Sesa), promove no próximo dia 25 de setembro, às 14h, a palestra sobre a “Avaliação Nacional de Cultura de Segurança do Paciente”. O encontro visa trazer ainda mais conhecimento sobre a cultura de segurança voltada aos pacientes, isto é, apresentando o conjunto de valores, atitudes, competências e comportamentos que moldam o compromisso de uma organização de saúde com a segurança e bem-estar dos pacientes. A palestra acontecerá de forma on-line e será direcionada a todos os profissionais de saúde que atuam nas unidades hospitalares no Espírito Santo, sejam elas públicas ou privadas.

As unidades hospitalares gerenciadas pela Fundação iNOVA Capixaba como o Hospital Estadual Central, em Vitória; Hospital Estadual Silvio Ávidos, em Colatina; no Hospital Antônio Bezerra de Faria, em Vila Velha e; Dr. Dório Silva, na Serra, também terão programações especiais para a data, com palestras e treinamentos que abordam a temática da segurança do paciente, assim como a notificação, vigilância, monitoramento e análise de incidentes. Além de palestras e oficinas, as programações contam ainda com roda de conversa, atividades e dinâmicas lúdicas e um momento “Cine Debate”, que acontece no Hospital Antônio Bezerra de Faria, no próximo dia 30 de setembro.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
imprensa@saude.es.gov.br

Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)
Caroline Pignaton / Mayra Scarpi
icepi.comunicacao@saude.es.gov.br

Assessoria de Comunicação - Hospital Estadual de Urgência e Emergência "São Lucas"
Rayza Fontes
(27) 93500-7248
imprensa@heue.aebes.com.br

Assessoria de Comunicação - Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba)
Daniely Borges
daniely.borges@institutoacqua.org.br

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves
Ravane Denadai
(27) 99274-5245 / 3331-7589
ravane.tamanini@hejsn.aebes.org.br

Comunicação iNOVA Capixaba
Luan Ribeiro / Giuliana Pedrini / Henrique Alves / Vinícius Gusmão / Anna Beatriz Figueiredo
comunicacao@inovacapixaba.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard