02/10/2025 09h27

‘Culturas do Campo’ é o novo programa da TVE

Por trás da refeição que chega diariamente à nossa mesa há uma trajetória de muito estudo, trabalho, tecnologia e, acima de tudo, amor e dedicação. A agricultura e a pecuária representam não apenas uma das forças econômicas do Estado, mas também um patrimônio social. A partir deste sábado (04), a TVE joga luz em toda essa riqueza, lançando o programa ‘Culturas do Campo’. 

A nova atração irá ao ar todos os sábados, às 7 horas, com reprise aos domingos, às 14 horas, e às terças, às 20h30. Em pauta, o trabalho de famílias de norte a sul do Estado que encontram no cultivo e produção rural o caminho para um desenvolvimento sustentável e promissor. O ‘Culturas do Campo’ é desenvolvido pelas Gerências de TV (GTV) e de Jornalismo (GJOR) da Fundação Carmélia, sob o comando da jornalista Verônica Salazar.  

O objetivo é não apenas levar ao produtor rural informações úteis em sua rotina, mas também mostrar como o campo é muitas vezes protagonista em inovação e sustentabilidade e palco de histórias inspiradoras. A prestação de serviços também faz parte do roteiro de cada edição, como as cotações do café (conilon e arábica), da pimenta do reino e do boi gordo.

“O ‘Culturas do Campo’ mostra a atividade rural capixaba com informações que possam, de fato, impactar a rotina dos agricultores. Por isso, vamos trazer os conteúdos de forma aprofundada. A previsão do tempo a cada edição, por exemplo, vai ser detalhada, de maneira a atender as necessidades de quem depende das condições climáticas para tomar decisões”, adianta a jornalista.

Ainda em relação ao clima, o ‘Culturas do Campo’ contará mensalmente com o quadro ‘Impactos do Clima na Agricultura’, abordando como a estação influencia na produtividade. Trata-se de uma parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

No programa de estreia, uma reportagem vai mostrar como o meio rural sai na frente na chamada “revolução energética verde”, com utilização de energias mais sustentáveis. Os espectadores verão que em São Domingos do Norte a maior cooperativa de café conilon do Brasil está investindo de forma contínua em usinas fotovoltaicas, mirando a autossuficiência energética.   

O ‘Culturas do Campo’ vai abrir espaço ainda para informações de interesse daqueles que praticam o cultivo de plantas e a criação de animais de forma amadora. O quadro ‘Essa dica é boa’ vai fornecer orientações sobre práticas que podem ser realizadas em pequenos espaços – na primeira edição, por exemplo, serão dadas instruções para o plantio de cana-de-açúcar em quintais. 

O programa também conta com matérias sobre atividades que surgem a partir do trabalho no meio rural, como o artesanato e a gastronomia, desvendando, entre outras maravilhas, pratos tradicionais das regiões visitadas pela equipe. O quadro ‘Receitas de Família’ vai recordar a herança culinária dos vários povos que formam hoje a população capixaba. 

Um dos destaques da atração será a série ‘Juventude Rural e Sucessão Familiar’, que vai trazer à tela jovens que dedicam a vida e os estudos para melhorar os negócios da família e escolhem permanecer no interior. 

Verônica Salazar cresceu no meio rural no município de Barra de São Francisco e conta que o lançamento do programa é a consolidação de um sonho. “Estou ansiosa, a expectativa é muito boa. Foi tudo muito pensado, e por muito tempo. É um cenário que me traz muitas boas lembranças da infância e esse projeto é o que eu sempre quis fazer enquanto jornalista”, comemora.  

Além de incrementar a programação da TVE com conteúdo genuinamente capixaba, o “Culturas do Campo” é parte estratégica do projeto de interiorização da TVE. A emissora está expandindo seu sinal para os municípios do Estado e a previsão é de que sua programação possa ser acompanhada pela TV aberta em cerca de 80% do território capixaba até o final do ano que vem – já a partir de fevereiro, 76% da população capixaba terá acesso ao sinal da emissora. 

Serviço: ‘Culturas do Campo’: Estreia neste sábado (04), na TVE. Todos os sábados, às 7 horas, com reprise aos domingos, às 14 horas, e às terças, às 20h30. Canal 2.1 da TV aberta e no YouTube (https://www.youtube.com/@tveespiritosanto)

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Fundação Carmélia Maria de Souza de Cultura e Comunicação Pública
Maíra Piccin
(27) 3636-6651
www.fundacaocarmelia.com.br
@fundacaocarmelia
@tveespiritosanto
@tveesportes
@espiritosantofm

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard