Corpo de Bombeiros e Defesa Civil Estadual participam de simulado de desastre natural em Vila Velha

O Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) e a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec) participam, neste sábado (16), do maior simulado de Desastre Natural já realizado na cidade de Vila Velha. O treinamento ocorre das 09 às 12h, no bairro Jaburuna.
A atividade será coordenada pela Defesa Civil Municipal de Vila Velha e também contará com o helicóptero do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTAer), ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), Guarda Municipal de Vila Velha, entre outros órgãos, reunindo cerca de 100 profissionais.
O Corpo de Bombeiros atuará com equipes em campo e a Cepdec atuará como observadora, fazendo uma avaliação ao final da atividade, podendo apontar correções nas condutas e procedimentos adotados em casos semelhantes.
A atividade está inserida na Semana Estadual de Proteção e Defesa Civil e vai acontecer na parte alta do morro, conhecida como Jardim Petrópolis, nos setores de risco geológico 86 e 91 (Grau de Risco Alto - R3), onde moram, respectivamente, 14 e 16 famílias, totalizando cerca de 120 pessoas, algumas com necessidades especiais. A ação contará com a participação dos membros do Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec) de Jaburuna.
A programação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) de Vila Velha prevê um cenário mais próximo possível da realidade, com moradores atuando como voluntários na evacuação, figurantes atuando como feridos sendo socorridos pelo Samu, um boneco do tamanho de um homem será enterrado para que seja feito o resgate e a Escola Municipal Professor Elson José de Souza, no bairro, será utilizada como abrigo para os desabrigados e desalojados, onde terá atuação de uma assistente social e outros profissionais.
A simulação prevê dois tipos de desastres naturais, o escorregamento de massa e rolamento de bloco com colapso de estrutura. Assim, será montada na região uma base de Sistema de Comando Operacional (SCO), que coordenará a ação em conjunto com outra base que vai funcionar na sede da Secretaria de Proteção e Defesa Civil da Prefeitura de Vila Velha (Sempdec), no Centro de Vila Velha.
“A nossa missão principal é de salvar vidas e simulações como essa nos permitem aperfeiçoar o trabalho desenvolvido pela Defesa Civil Municipal. Também aumenta a cooperação entre nós e as instituições estaduais que trabalham com o mesmo objetivo. Outro fator importante é que treina, além das equipes, os moradores da região para situações de emergência ou desastres naturais”, afirmou o responsável pela coordenação da simulação e subsecretário de Proteção e Defesa Civil da Prefeitura de Vila Velha, sargento EB-R1 Afonso Belenda Netto.
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo, coronel Alexandre Cerqueira, destacou a importância da integração das instituições para a excelência no atendimento à população capixaba: “Quando um desastre ocorre, devemos estar todos preparados e, nesse sentido, a realização de simulados como esse nos permite compreender o papel de cada instituição. Atuando de forma integrada e articulada, estamos dedicados à missão de salvar vidas e proteger o patrimônio e, portanto, atuar em conjunto com as demais agências é a melhor forma de atender o povo capixaba”, frisou Cerqueira.
Já o coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Benício Ferrari Junior, ressaltou que treinamentos como este são cada vez mais importantes, à medida em que a sociedade se adapta às mudanças climáticas: “O momento exige de nós mais preparo, atenção e resiliência. A Semana Estadual de Defesa Civil está levando informação e orientação a diversos municípios capixabas e estar neste simulado mostra o quanto é importante que todos estejam integrados e alinhados”, salientou.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Imprensa do Corpo de Bombeiros Militar
Camila Ferreira
comunicacbmes@gmail.com
(27) 3636-9928 / 99231-5157