03/12/2025 16h20

Comitê de Preservação da Vida no Trânsito intensificará fiscalização em dezembro no Estado

Foto: Brenda de Paula/Ascom Detran|ES

O Comitê Integrado de Preservação da Vida no Trânsito vai intensificar as ações integradas de fiscalização e educação para o trânsito Força pela Vida no mês de dezembro em todo o Estado. O foco principal será na fiscalização da Lei Seca e de motocicletas, além de abordagens educativas e de conscientização relacionadas às bicicletas elétricas, autopropelidos e ciclomotores.  

Em reunião nessa terça-feira (02), representantes de forças de segurança pública e viária integrantes do Comitê fizeram a programação das operações Força pela Vida a partir dos dados estatísticos de sinistros e mortes no trânsito capixaba.  

A reunião foi coordenada pelo Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) e contou com a participação de representantes da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), por meio do Batalhão de Trânsito (BPTran); Polícia Civil do Estado do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia de Delitos de Trânsito (DDT); Polícia Rodoviária Federal (PRF); Guarda Civil Municipal e Agentes de Trânsito de Serra (GCMS/DOT); Guarda Municipal e Agentes de Trânsito de Cariacica (GCM/AGT); Guarda Civil Municipal e Agentes de Trânsito de Linhares (GCMS/Detro); Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES); Secretaria da Saúde (Sesa); Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu); Núcleo de Operações e Transportes Aéreo (Notaer).  

O diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, coordenador do Comitê Integrado de Preservação da Vida no Trânsito, destacou a importância da união das forças de segurança. “A atuação integrada fortalece as ações de fiscalização e de educação e mostra aos capixabas que os órgãos estaduais, municipais e federais estão empenhados em combater as condutas que colocam em risco a segurança nas vias e preservar vidas no trânsito. Esse é o papel do Comitê Integrado e do Força pela Vida”, disse.  

O gerente de Fiscalização de Trânsito do Detran|ES, Jederson Lobato, que conduziu a reunião, afirmou que as operações serão intensificadas. “Durante a reunião, nós apresentamos e avaliamos os dados de sinistros e mortes e as regiões onde mais ocorrem para programar as operações. O que podemos garantir é que a fiscalização estará nas ruas e vamos trabalhar para retirar das vias aqueles que insistem em beber e dirigir, em conduzir sem habilitação e em cometer todas as infrações de trânsito que colocam em risco a vida de todos. Nosso objetivo é preservar vidas. Então, pedimos aos condutores que obedeçam às regras e dirijam com segurança para termos um fim de ano com menos mortes e sinistros nas vias capixabas”, afirmou.  

Força pela Vida  

O Comitê Integrado de Preservação da Vida no Trânsito foi instituído em julho deste ano pelo Governo do Estado e tem a função de planejar e executar, discutir, propor e monitorar ações integradas de fiscalização e de educação de trânsito em todo o Estado, denominadas ‘Operação Força pela Vida’.  

As operações integradas ‘Força pela Vida’ são realizadas em parceria com diversos órgãos de segurança pública e viária e compreendem uma metodologia integrada de fiscalização e educação de trânsito, visando proteger a vida e a integridade física dos cidadãos em todo o sistema viário do Espírito Santo, incluindo vias urbanas, rurais e rodovias do Estado.   

As blitze visam coibir as infrações e os crimes relacionados ao trânsito e aos veículos, bem como contribuir, por meio da geração de conhecimento, análise de dados e educação para o trânsito, para a melhoria dos padrões de comportamento de motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.   

As operações integradas de trânsito realizadas no âmbito do Comitê não extinguem as ações de fiscalização e de educação de trânsito próprias realizadas por cada órgão e entidade participante do Comitê.  

Informações à Imprensa:    
Assessoria de Comunicação do Detran|ES    
Zu Coelho / Fabricia Borges / Leonardo Quarto 
imprensa@detran.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard