09/07/2025 16h48

Cerimônia de premiação do Prêmio Dom Luís será em agosto

A 21ª edição do Prêmio Dom Luís Gonzaga Fernandes acontece no dia 20 de agosto, em Vitória. O Prêmio reconhece quem luta pela justiça social, pelo respeito aos direitos humanos e pelo cuidado com o meio ambiente. A solenidade será no Palácio Anchieta e também será transmitida pelo YouTube.

A organização é da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) e da Comissão Especial, instituída por Decreto, a quem cabe à condução do processo para a premiação, incluindo a indicação das pessoas, ações, grupos e coletivos que estão em consonância com os princípios que regem o Prêmio Dom Luís Gonzaga Fernandes. 

A primeira edição do Prêmio foi realizada em agosto de 2005 premiando até a edição de 20 anos, realizada no ano passado, 96 pessoas e instituições. Destaque para João Batista Herkenhoff, Centro de Defesa dos Direitos Humanos da Serra – CDDH, Cônego Maurício de Mattos Pereira, Projeto Tamar, Projeto Pegada, Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (AFECC), como também Leonardo Boff, Lula Rocha, Associação de Apoio e Orientação à Criança e ao Adolescente (AAOCA), Comunidade Quilombola Monte Alegre, entre outros.

Participam da Comissão Especial da edição 2025, o coordenador Cláudio Humberto Vereza Lodi, Anita Sue Wright Torres, Bartyra Ribeiro de Castro, Christóvão Colombo, Daniela Rosa de Oliveira, Dante Segundo Pancini Pola, Giovanna Valfré, João Batista Herkenhoff (Membro emérito), Laura Maria Schneider Duarte, Márcio Ferreira de Souza, Maria Beatriz Herkenhoff, Maria de Fátima Castelan, Maria Elvira Bazet, Marta Falqueto e Wili Beno Bauermann.

Dom Luís Gonzaga Fernandes

Dom Luís Gonzaga Fernandes nasceu em 24 de agosto de 1926, no Estado do Rio Grande do Norte, e foi ordenado sacerdote em 08 de dezembro de 1950, em Roma, e, em 05 de dezembro de 1965, durante o encerramento do Concílio Vaticano II, também em Roma, foi sagrado Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Vitória/ES. Permaneceu 15 anos no Espírito Santo e se destacou por sua atuação no fortalecimento e florescimento das Comunidades Eclesiais de Base (CEB`s), sustentadas pela opção preferencial pelos pobres, pela defesa da vida e da dignidade humana. Em 1981, foi transferido para a Diocese de Campina Grande/PB, tendo atuado como Bispo Titular até 2001. Faleceu em 04 de abril de 2003, na Paraíba.


Mais informações sobre o Prêmio estão disponíveis no site  https://premiodomluis.es.gov.br/  

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEDH
Simone Diniz
(27) 3134-1414
comunicacao@sedh.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard