Centro de Prevenção Comunitária da Rede Abraço é premiado como referência nacional
O Centro de Prevenção Comunitária da Rede Abraço, programa do Governo do Estado do Espírito Santo, foi reconhecido pela Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas (ABEAD) como referência nacional de educação e prevenção no país.
A honraria foi concedida durante a premiação da modalidade ‘Temas Livres’ durante o 28º Congresso Internacional da ABEAD, no Rio de Janeiro (RJ) – um dos eventos mais importantes da América Latina sobre álcool e outras drogas. O projeto capixaba concorreu com 93 outros trabalhos científicos. O triunfo posiciona o Espírito Santo na vanguarda das políticas públicas de prevenção e cuidado no território brasileiro.
O trabalho intitulado “Prevenção e cidadania: fortalecimento de vínculos e direitos no Território do Bem”, foi avaliado por profissionais que congregam a Associação voltada para o trabalho no campo dos Transtornos por uso de substâncias e dependências comportamentais no Brasil, como um dos melhores do evento. A Rede Abraço também teve outros dois trabalhos técnicos selecionados e apresentados para o público. O evento teve início na última quarta-feira (10) e se estendeu até o sábado (13), quando ocorreu a cerimônia de premiação.
Para os representantes da Rede, a premiação é um reconhecimento nacional das abordagens inovadoras e humanizadas que a iniciativa tem implementado no Espírito Santo. A participação permitiu que os profissionais do Programa compartilhassem suas experiências, trocassem conhecimentos com especialistas de todo o Brasil e mostrassem os resultados positivos das ações capixabas.
As três temáticas apresentadas no congresso abordaram as ações de prevenção e cidadania em Vitória; o Programa Rede Abraço e suas políticas públicas; e o Panorama sobre o uso de drogas entre estudantes na Grande Vitória. A comitiva capixaba foi composta pelo subsecretário de Estado de Políticas sobre Drogas, Carlos Lopes; a gerente de Avaliação, Estudos e Informações sobre Drogas, Nathália Borba; e pelo gerente de Articulação de Rede e Atenção Integral sobre Drogas, Getulio Souza. Os trabalhos contaram também com a participação dos gerentes Aline Borel e Rafael Mendes; membros do Laboratório de Estudos sobre Violência, Saúde e Acidentes da Universidade Federal do Espírito Santo (Lavisa/Ufes); e da coordenadora do Centro de Prevenção Comunitária, Nínivy Matos.
O subsecretário Carlos Lopes, que é o coordenador do Programa Rede Abraço, ressaltou a importância da seleção e do reconhecimento nacional. "A conquista do prêmio da ABEAD é um marco histórico para a Rede Abraço e para o Espírito Santo. Ser reconhecido como referência nacional de educação e prevenção, em meio a 93 trabalhos científicos de alto nível, valida todo o nosso esforço e dedicação. Esse reconhecimento, concedido em um dos mais importantes congressos sobre álcool e drogas da América Latina, nos posiciona no protagonismo das políticas públicas de prevenção e cuidado no Brasil. Mostra que estamos no caminho certo, construindo um futuro mais seguro e saudável para todos”, afirma.
Sobre o Centro de Prevenção Comunitária
O Centro de Prevenção Comunitária da Rede Abraço é um espaço inédito que atende até 120 crianças e adolescentes, e tem como principal foco a prevenção do uso de substâncias psicoativas e o fortalecimento de projetos de vida. Em seu DNA, expectativas de promoção de cidadania, de desenvolvimento social e comunitário, ofertas de atividades educativas, culturais, esportivas, educacionais, que ajudam e contribuem com a formação cidadã de crianças e adolescentes de uma região na capital capixaba conhecida como ‘Território do Bem’, residentes nos bairros Da Penha, Bonfim, São Benedito, Consolação, Gurigica, Itararé, além das comunidades do Jaburu, Engenharia e Floresta.
Informações à imprensa
Assessoria de Imprensa da Rede Abraço
Thiago Almeida
(27) 3636-6229 / 99780-3017
thiago.jesus@seg.es.gov.br