17/04/2019 12h26 - Atualizado em 17/04/2019 12h27

Casagrande participa de debate sobre futuro da mineração em MG

Foto: Giovani Pagotto/Governo-ES

O governador do Estado, Renato Casagrande, participou, nesta quarta-feira (17), do debate sobre o futuro da mineração durante o Seminário Técnico Internacional sobre Barragens de Rejeitos, realizado em Nova Lima-MG. O evento teve as presenças dos ministros Bento Albuquerque (Minas e Energia) e Ricardo Salles (Meio Ambiente), além do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e representantes das empresas.

Em sua fala, Casagrande destacou os impactos diretos e indiretos sofridos pelo Espírito Santo com os desastres de Mariana e Brumadinho. "O efeito para Minas Gerais é grande, mas para nós, no Espírito Santo, também é enorme. Mariana afetou muito a economia capixaba, também a área social e muito na área ambiental. Mais do que ter pujança econômica, precisamos de um País justo. Nosso maior desafio no Brasil é enfrentar as desigualdades”, alertou.

Casagrande fez ainda o pedido para a retomada das atividades da mineradora Samarco, que tem uma planta industrial em Anchieta. No entanto, ele destaca que o retorno deve ser acompanhado de medidas eficazes para impedir novas tragédias. “Meu pleito, como governador, é que tenhamos pressa para retornar a funcionar, mas que tenham a responsabilidade necessária. Não aceitamos mais falhas, novos erros”, disse Casagrande.

Além de frisar a importância de não haver mais erros, Casagrande reivindicou inovações na destinação dos rejeitos de mineração. “A atividade de mineração gera 300 milhões de metros cúbicos de rejeitos por ano. São 150 Maracanãs por ano. É preciso pensar na destinação desses rejeitos. Já existem tecnologias para a secagem dos rejeitos”, lembrou.

Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto