Café e cacau em alta: Ecoporanga recebe eventos técnicos para expandir e qualificar produção
%2019.23.53_bd35dd1e.jpg?v=638943058981232340)
Com o objetivo de difundir boas práticas agrícolas nas culturas do cacau e do café conilon, o município de Ecoporanga recebeu, em setembro, dois eventos técnicos realizados pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) em parceria com outras instituições. As atividades reuniram cerca de 150 participantes, entre produtores rurais e técnicos da região.
No dia 12 de setembro, foi promovido o “Dia Especial: Cacauicultura – do Plantio à Colheita”, no Sítio Brandemburg, em Córrego do Paraíso. O encontro contou com palestra ministrada pelo extensionista do Incaper Felipe Vilas Boas, que apresentou orientações sobre todo o ciclo da cultura do cacau, desde o plantio até a colheita. Embora a atividade ainda não seja expressiva no município, a cacauicultura tem despertado interesse de produtores locais, impulsionada pelo cenário de valorização do fruto nos mercados nacional e internacional.
Já no dia 19 de setembro, o assentamento Boa Vista, em Córrego Vermelho, sediou o “Dia Especial sobre Café Conilon”, cultura que se consolida como uma das principais atividades agrícolas do município. Na programação, os participantes tiveram acesso a informações estratégicas sobre o uso sustentável da água com manejo de irrigação, conduzido pelo extensionista do Incaper Felipe Lopes Neves; manejo biológico como estratégia inteligente para uma agricultura sustentável, com o engenheiro agrônomo Felipe de Tássio (Agrobiológica); e boas práticas agrícolas no café conilon, apresentadas pelo extensionista do Incaper Welington Braida Marré.
Segundo o coordenador do escritório local do Incaper em Ecoporanga, o município vive um momento de expansão na cafeicultura e na cacauicultura, favorecido pelos bons preços da saca de café e da arroba do cacau nos últimos anos. “O preço da terra ainda é atrativo em comparação a outros municípios da região norte, o que tem incentivado novos investimentos. Mesmo com áreas de relevo acidentado, são terras cultiváveis e com grande potencial produtivo”, destacou.
Ele ressalta ainda a importância de iniciativas como os Dias Especiais. “Esses eventos são fundamentais porque trazem aos produtores novas tecnologias e práticas de manejo sustentáveis. O papel do Incaper é justamente esse: difundir conhecimento, sempre priorizando a viabilidade técnica e econômica dos projetos”, afirmou.
Para o coordenador, Ecoporanga ainda tem muito espaço para ampliar a produção, mas a chave para o futuro está na qualidade. “Na cafeicultura e na cacauicultura, é hora de pensar e trabalhar na produção de grãos e amêndoas diferenciados. Investir em café especial, por exemplo, é uma excelente oportunidade para os produtores locais”, concluiu.
Informações à Imprensa:
Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper
Felipe Ribeiro
(27) 98849-6999
comunicacao@incaper.es.gov.br