19/10/2017 17h16 - Atualizado em 19/10/2017 17h25

Bandes celebra 50 anos com seminário sobre desenvolvimento

Foto: Pedro Dutra/Secom-ES

No ano de seu cinquentenário, o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) promove, em parceria com a Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), o Seminário da Região Sudeste ABDE, nestas quinta-feira (19) e sexta-feira (20).

O encontro recebe representantes de agências de fomento e bancos de desenvolvimento de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Serão palestras, debates e painéis sobre questões relacionadas ao assunto desenvolvimento, com exposição de casos e debates sobre o futuro do sistema financeiro nacional, com o objetivo de lançar novas estratégias e inovações para o desenvolvimento da região.

“O mundo mudou. Não tem lugar ao sol no mundo pra quem não tem competitividade, pra quem não tem uma educação para os jovens. Agora é uma boa hora para botar a cabeça para funcionar. Quando acreditamos em melhorar ambiente de negócios o país vai pra frente. Temos que ter criatividade, olhar a economia criativa. As instituições de desenvolvimento têm papel no presente e terão papel no futuro desde que não fiquem paradas na zona de conforto, desde que tenham capacidade de se renovar, de se reciclar”, destacou o governador Paulo Hartung, que esteve na solenidade de abertura.

A abertura do evento, na tarde desta quinta-feira (19), contou com autoridades e convidados. Durante a programação, houve assinatura de dois convênios entre o banco de desenvolvimento capixaba e parceiros. O objetivo é ampliar o leque de soluções financeiras para o fomento da economia capixaba.

“Receber um evento deste porte, em nossa casa, é motivo de muito orgulho, principalmente no ano em que completamos cinco décadas de existência. A semente plantada há 50 anos, tornou-se, hoje, uma instituição sólida e respeitada. Ousamos afirmar que muitas, se não praticamente todas essas conquistas históricas da economia capixaba, jamais ocorreriam se não houvesse, neste Estado, um banco de desenvolvimento. Somos uma instituição sólida, enxuta e moderna. Temos o poder de nos adaptar para oferecer ao povo capixaba, sempre que preciso, as melhores condições, abraçando, inclusive, quem costuma estar à margem do sistema financeiro”, destacou o diretor-presidente do banco capixaba, Aroldo Natal.

O primeiro convênio, entre Bandes e BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), sobre o fundo garantidor para investimentos permite facilitar a obtenção de crédito para micro, pequenas e médias empresas. Ele funciona como garantia complementar exigida nas operações de crédito, aumentando as chances de aprovação. Dessa forma, o empresário consegue acesso mais fácil ao crédito, com melhores condições de prazo e limite de financiamento.

“Vamos ensinar o caminho da retomada do desenvolvimento nacional. E o caminho de crédito é possível com as instituições financeiras de desenvolvimento, que não apenas oferecem crédito, mas que sonham e pensam o desenvolvimento regional em uma abrangência muito maior”, complementou Paulo Rabello de Castro, presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.

O segundo convênio foi assinado entre Bandes e BDMG (Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais), e prevê a oferta de serviços e estruturação de PPPs (Parcerias Público-Privadas), para os municípios capixabas.

“Estamos muito felizes com o momento, porque ele é favorável para ajudar a capitalizar as instituições de desenvolvimento e fortalecer o sistema nacional de fomento”, destacou o presidente da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), Milton de Melo Santos.

Programação - Dia 20/10 (sexta-feira)

9h00 – Abertura

9h20 – Palestra da ABDE sobre a Associação e o Sistema Nacional de Fomento

Marco Antonio A. de Araújo Lima, secretário-executivo da ABDE