19/10/2017 17h16 - Atualizado em 19/10/2017 17h25

Bandes celebra 50 anos com seminário sobre desenvolvimento

Foto: Pedro Dutra/Secom-ES

No ano de seu cinquentenário, o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) promove, em parceria com a Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), o Seminário da Região Sudeste ABDE, nestas quinta-feira (19) e sexta-feira (20).

 

O encontro recebe representantes de agências de fomento e bancos de desenvolvimento de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Serão palestras, debates e painéis sobre questões relacionadas ao assunto desenvolvimento, com exposição de casos e debates sobre o futuro do sistema financeiro nacional, com o objetivo de lançar novas estratégias e inovações para o desenvolvimento da região.

 

“O mundo mudou. Não tem lugar ao sol no mundo pra quem não tem competitividade, pra quem não tem uma educação para os jovens. Agora é uma boa hora para botar a cabeça para funcionar. Quando acreditamos em melhorar ambiente de negócios o país vai pra frente. Temos que ter criatividade, olhar a economia criativa. As instituições de desenvolvimento têm papel no presente e terão papel no futuro desde que não fiquem paradas na zona de conforto, desde que tenham capacidade de se renovar, de se reciclar”, destacou o governador Paulo Hartung, que esteve na solenidade de abertura.

 

A abertura do evento, na tarde desta quinta-feira (19), contou com autoridades e convidados. Durante a programação, houve assinatura de dois convênios entre o banco de desenvolvimento capixaba e parceiros. O objetivo é ampliar o leque de soluções financeiras para o fomento da economia capixaba.

 

“Receber um evento deste porte, em nossa casa, é motivo de muito orgulho, principalmente no ano em que completamos cinco décadas de existência. A semente plantada há 50 anos, tornou-se, hoje, uma instituição sólida e respeitada. Ousamos afirmar que muitas, se não praticamente todas essas conquistas históricas da economia capixaba, jamais ocorreriam se não houvesse, neste Estado, um banco de desenvolvimento. Somos uma instituição sólida, enxuta e moderna. Temos o poder de nos adaptar para oferecer ao povo capixaba, sempre que preciso, as melhores condições, abraçando, inclusive, quem costuma estar à margem do sistema financeiro”, destacou o diretor-presidente do banco capixaba, Aroldo Natal.

 

O primeiro convênio, entre Bandes e BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), sobre o fundo garantidor para investimentos permite facilitar a obtenção de crédito para micro, pequenas e médias empresas. Ele funciona como garantia complementar exigida nas operações de crédito, aumentando as chances de aprovação. Dessa forma, o empresário consegue acesso mais fácil ao crédito, com melhores condições de prazo e limite de financiamento.

 

“Vamos ensinar o caminho da retomada do desenvolvimento nacional. E o caminho de crédito é possível com as instituições financeiras de desenvolvimento, que não apenas oferecem crédito, mas que sonham e pensam o desenvolvimento regional em uma abrangência muito maior”, complementou Paulo Rabello de Castro, presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.

 

O segundo convênio foi assinado entre Bandes e BDMG (Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais), e prevê a oferta de serviços e estruturação de PPPs (Parcerias Público-Privadas), para os municípios capixabas.

 

“Estamos muito felizes com o momento, porque ele é favorável para ajudar a capitalizar as instituições de desenvolvimento e fortalecer o sistema nacional de fomento”, destacou o presidente da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), Milton de Melo Santos.

 

Programação - Dia 20/10 (sexta-feira)

 

9h00 – Abertura

 

9h20 – Palestra da ABDE sobre a Associação e o Sistema Nacional de Fomento

Marco Antonio A. de Araújo Lima, secretário-executivo da ABDE

 

09h40 – Mercado de Capitais e a expectativa da geração de Green Bonds com o Laboratório de Inovação Financeira

Claudio Maes, executivo da Superintendência de Proteção e Orientação aos Investidores da Comissão de Valores Mobiliários (CVM)

 

10h20 – Palestra da Finep sobre Inovação, no âmbito do Primatec

 

11h00 – O Desenvolvimento do Espírito Santo – Perspectivas

José Eduardo de Azevedo, Secretário de Desenvolvimento do ES

 

12h00 – Almoço

 

13h30 – Mesa 1 – Políticas de Desenvolvimento Regional e Inovação para o Sudeste

Francisco Lopreato, professor da Unicamp

Júlio Ramundo, superintendente da Área de Indústrias de Base do BNDES

David Kupfer, diretor do Instituto de Economia da UFRJ

Renato Garcia, professor da Unicamp

 

15h30 – Mesa 2 – Bandes, 50 anos cuidando do Futuro do Espírito Santo

Ângela Morandi, professora-doutora aposentada da UFES

Orlando Caliman, conselheiro do BANDES

Jose Antonio Bof Buffon, presidente da FAPES (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do ES)

 

17h00 – Encerramento

 

Serviço:

Seminário da Região Sudeste ABDE, em homenagem aos 50 anos do Bandes

Data: quinta-feira (19/10) e sexta (20)

Local: Auditório do Bandes

Endereço: Avenida Princesa isabel, 54 - Centro, ES, 29010-906

Saiba mais em:

 https://www.es.gov.br/Noticia/acordo-entre-bandes-e-bndes-possibilita-que-empreendedores-tenham-facilidade-na-aprovacao-do-credito

https://www.es.gov.br/Noticia/bandes-atuara-como-estruturador-de-ppps-no-espirito-santo

 

Informações sobre consultores e linhas de financiamento:

Bandes Atende: 0800 283 4202

Av. Princesa Isabel, 54, Centro, Vitória

App disponível para Android e IOS

www.facebook.com/bandesonline

www.bandes.com.br

 

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação Social do Bandes

Leonardo Iannone

Tel.: (27) 3331-4322/ (27) 99910-4444

Bárbara Deps Bonato

Tel.: (27) 3331-4352

comunica@bandes.com.br

www.facebook.com/bandesonline

Texto de Eduarda Goldstein

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard