19/10/2017 17h22 - Atualizado em 19/10/2017 17h23

Acordo entre Bandes e BNDES possibilita que empreendedores tenham facilidade na aprovação do crédito

Para suprir a carência de garantias, uma das maiores dificuldades de acesso das micro e pequenas empresas ao crédito, o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) assinou, em solenidade nesta quinta-feira (19), a sua adesão ao Fundo Garantidor para Investimentos (FGI) do BNDES. O fundo garantidor é um instrumento utilizado para complementar garantias de operações de financiamento, aumentando as possibilidades de acesso e melhorando as condições do crédito às empresas.

 

O presidente do BNDES, Paulo Rabello de Castro, acredita que a iniciativa dará maior dinamismo às cadeias produtivas e vai fortalecer as micro e pequenas empresas capixabas. “Vamos ensinar o caminho da retomada do desenvolvimento nacional. E o caminho de crédito é possível com as instituições financeiras de desenvolvimento, que não apenas oferecem crédito, mas que sonham e pensam o desenvolvimento regional em uma abrangência muito maior”, complementou Paulo Rabello de Castro, presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.

O diretor-presidente do Bandes, Aroldo Natal, destaca o papel do Bandes para promoção do desenvolvimento econômico e social no Espírito Santo. “Somos um agente de política pública do nosso governo estadual. Um governo que dá o exemplo para o Brasil, podemos fazer o ajuste necessário da economia sem negligenciar os investimentos essenciais ao desenvolvimento da sociedade”, destaca Natal.

 

A falta de garantias é um dos principais entraves para que as companhias de menor porte acessem financiamentos. Atualmente, o Bandes utiliza como mecanismos de garantias para os projetos de financiamento, tanto para segmento rural como urbano, garantias dos tipos real (alienação fiduciária ou hipoteca, de bens móveis e imóveis) e aval (renda ou patrimônio). Ao complementar as garantias oferecidas pelas empresas, o FGI aumenta as chances de aprovação dos pedidos de crédito, sendo, portanto, uma alternativa real de suporte às ambições de crescimento dessas empresas.

 

O fundo garantidor também permite que as empresas aprovem o financiamento em melhores condições. É um conjunto de vantagens que a garantia do FGI proporciona e os investimentos podem atender às necessidades das empresas por capital de giro, aquisição de máquinas e equipamentos nacionais, projetos de expansão de unidades produtivas, aquisição de softwares nacionais, produção voltada à exportação, entre outros.

 

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação Social do Bandes

Leonardo Iannone

Tel.: (27) 3331-4322/ (27) 99910-4444

Wilson Igreja Campos

Tel.: (27) 3331-4424

comunica@bandes.com.br

www.facebook.com/bandesonline

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard