19/06/2019 14h54

Atuação do Bandes reforça o desenvolvimento regional equilibrado

Com fontes de recursos diversificadas e um trabalho de orientação ao crédito produtivo, o Banco de Desenvolvimento do Espirito Santo (Bandes) contribui para viabilizar empreendimentos estratégicos para o desenvolvimento do Espírito Santo. O banco tem fortalecido sua atuação no interior, disponibilizando soluções financeiras para investimentos produtivos, por meio de linhas de crédito e programas de fomento transversais.

O Bandes tem mobilizado um conjunto de iniciativas integradas envolvendo os mais diversos atores sociais, econômicos e políticos, com o objetivo de reforçar a dinâmica econômica do interior, com foco nas vocações e especializações regionais.

Nesse contexto, ganha destaque o Fundo de Desenvolvimento Econômico do Sul do Estado do Espírito Santo (Fundesul), que tem o banco como gestor e operador financeiro. O Fundo atua como um mecanismo de desenvolvimento para a região, buscando diminuir a desproporção de investimentos sulinos.

São recursos para investimentos como implantação, mudança de local, modernização ou reformas. Empresas de 27 municípios do sul do Estado têm uma opção a mais para buscar financiamentos com condições acessíveis.

Já na região norte, um convênio entre o Bandes e o Banco do Nordeste (BNB), possibilita que o banco capixaba seja repassador de recursos do Fundo Constitucional de Desenvolvimento do Nordeste (FNE). Com esta parceria, o Bandes passa a ser agente financeiro com recursos e produtos do BNB, ampliando os recursos disponíveis para empreendimentos da indústria e agroindústria em 28 municípios capixabas, que integram a Sudene.

A estratégia de interiorização possibilita a atração de investimentos privados para o interior do Estado, com foco nas suas principais vocações e potencialidades. De acordo com o diretor-presidente do Bandes, Maurício Cézar Duque, esta atuação possibilita que o banco crie soluções de crédito e de fomento aos principais desafios mapeados para promover o desenvolvimento econômico no Espírito Santo.

“O Bandes precisa ser um instrumento de apoio às politicas que gerem desenvolvimento objetivo e distribuído, que gerem oportunidades também para que as médias e grandes empresas possam encontrar terreno fértil para se desenvolver. Temos uma Política de Desenvolvimento Regional, que aponta o Bandes como um instrumento para apoiar, além do um crescimento econômico por meio do crédito, a distribuição desse crescimento para as diversas regiões do Estado com equidade”, enfatiza Duque.

Paralelamente ao desenvolvimento de uma rede de cidades mais equilibrada, serão combinados a inovação, qualidade, inteligência de mercado e infraestrutura, nas cadeias produtivas capixabas de alta relevância regional – rochas ornamentais, confecções e vestuário, florestal-moveleiro, fruticultura, metalomecânica, cafeicultura, turismo e pecuária leiteira – para torná-las competitivas no Brasil e no mundo. A atuação possibilita que as potencialidades regionais, combinadas com as cadeias produtivas, tenham acesso aos recursos necessários para geração de emprego, renda e competitividade da economia.

Informações sobre linhas de financiamento:
Bandes Atende: 0800 283 4202
Av. Princesa Isabel, 54, Centro, Vitória
App disponível para Android e iOS
www.facebook.com/bandesonline
www.bandes.com.br