26/09/2025 10h54

Angolanos vêm ao Espírito Santo para conhecer ações exitosas de transformação digital do Governo

O êxito na transformação digital do Governo do Espírito Santo trouxe ao Estado, nesta quinta-feira (25), uma equipe do Governo do Angola, que veio em busca de informações sobre o trabalho com tecnologia e inovação desenvolvido em benefício da população capixaba. Entre as ações realizadas, o subsecretário de Estado do Governo, Victor Murad, apresentou à equipe a plataforma digital ESGov.

“O Portal Inteligente ES.GOV materializa as iniciativas de transformação digital do Governo e disponibiliza serviços para facilitar a vida do cidadão, trazendo comodidade, velocidade e transparência”, explicou Murad ao grupo, coordenado pelo diretor do Instituto de Modernização da Administração do governo angolano, Meick Afonso, que estava acompanhado do especialista em Transformação Digital, Usiel Goncalves, e do Diretor da Agência Nacional de Proteção de Dados, Castro Cruz, todos de Angola.

Meick Afonso disse que o processo de transformação digital de Angola ainda está em curso “com muitos desafios a serem enfrentados”. Segundo Victor Murad, o grupo, que anteriormente esteve em Brasília e em São Paulo, veio conhecer a experiência capixaba por orientação do Banco Mundial.

É que com investimento do Banco Mundial e contrapartida do Governo do Estado estão sendo realizadas no Estado ações do Programa ES+Inovador, que tem o objetivo de modernizar e inovar a prestação de serviços públicos, tornando-os mais eficientes, acessíveis e conectados à realidade dos capixabas.

Ações

Entre as ações do ES+Inovador estão o Portal Inteligente ESGov, que garante maior acessibilidade da população aos serviços públicos, permitindo que apenas em um endereço virtual, usando sua identidade digital o cidadão tenha acesso a todos os 580 serviços que o Governo do Espírito Santo coloca à sua disposição, sem precisar sair de casa.

Outra ação é o Cerco Integrado e Inteligente, plataforma de monitoramento que dispõe de 310 pontos de coleta, com 1.500 câmeras e 90 balanças, distribuídos em todo território capixaba, com cerco aos municípios e rodovias e reconhecimento facial, ferramenta tecnológica de grande importância para a segurança pública. Mais de 1.700 veículos já foram recuperados e 410 procurados pela Justiça foram presos.

A ampliação de rede de fibra óptica, que contribui para melhoria da conectividade e acesso à internet, beneficiando a população de todos os 78 municípios capixabas.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado do Governo (SEG)
Claudia Feliz
claudia.feliz@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard