Alunos de escola estadual de Barra de São Francisco visitam o Prodest

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) recebeu, na tarde dessa quinta-feira (18), a visita de alunos do curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática do Centro Estado de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) João XXIII, de Barra de São Francisco.
Inicialmente, os visitantes assistiram a um vídeo institucional que explicou os principais serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) prestados pelo Prodest aos órgãos públicos no Estado.
Em seguida, o supervisor de Infraestrutura de Processamento, Armazenamento e Backup do Prodest, André Barbosa de Oliveira, detalhou os trabalhos executados pela Gerência de Plataforma em TIC. Segundo Oliveira, o Instituto administra 280 bancos de dados, com 761 Terabytes (TB) de informações estruturadas.
Ele também destacou que a autarquia gerencia 25 mil contas de correio eletrônico e armazena cerca de 14.6 Petabytes de dados em storage, equipamento que fica no Data Center do Estado, situado na sede do órgão, em Vitória.
De acordo com o supervisor, o Prodest adota cerca de 2.300 máquinas virtuais que ajudam no processamento e na disponibilidade de informações governamentais. Ele também mostrou para os estudantes as soluções usadas pela autarquia nos segmentos de segurança da informação, processamento, banco de dados, redes e serviços web.
Atendimento ao cidadão
Os visitantes também conheceram soluções desenvolvidas pelo Prodest que priorizam facilitar o atendimento ao cidadão por meio de apresentação feita pelo analista de Tecnologia da Informação (TI) Vinicius Soares, da Gerência de Sistemas (Gesit).
Soares detalhou como o Instituto atua com o desenvolvimento e manutenção de sites e sistemas. Além disso, mostrou vários sistemas desenvolvidos e mantidos pela autarquia. Atualmente, o Prodest é responsável por 152 websites e 160 sistemas (softwares, APIs, Webservices, entre outros), atendendo a 65 órgãos públicos no Espírito Santo.
Soares também destacou os serviços Agenda ES, E-Flow (formulários eletrônicos para requisição de serviços governamentais), Acesso Cidadão (login único para uso de serviços digitais do Governo) e o E-OUV (sistema para envio de demandas à Ouvidoria-Geral do Estado.
O analista ainda apresentou os serviços digitais desenvolvidos para o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) e o sistema Jovens Valores (inscrições para estágio em órgãos do Poder Executivo Estadual). Outro destaque foi o sistema E-Docs (responsável pela tramitação eletrônica de processos e documentos no Poder Executivo Estadual).
Órgãos conectados
Na última parte da visita, os alunos foram à Sala de Monitoramento do Data Center do Estado, onde foram recebidos pelo gerente de Infraestrutura de Tecnologia da Informação, Eduardo Medeiros Gardioli, e pelo analista de Tecnologia da Informação (TI), Roger Trancozo de Jesus.
Eles explicaram os procedimentos adotados para monitorar a rede de fibra óptica do Governo do Estado, que contempla escolas, hospitais, delegacias, entre outras repartições estaduais em todos os 78 municípios capixabas.
Para o professor Gerbison Sabino, a visita foi muito boa, porque foram repassadas informações interessantes para os alunos sobre o segmento de TI. Já a estudante Rayssa Silva dos Santos considerou a apresentação dos serviços de monitoramento da rede de fibra óptica do Governo a parte mais interessante da atividade.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Prodest
Eric Lopes Menequini
comunicacao@prodest.es.gov.br