01/09/2021 14h02

Alunos aprendem produzir sabão ecológico em aulas de Ciências

Os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Quintiliano de Azevedo, localizada em Cachoeiro de Itapemirim, aprenderam a produzir sabão ecológico nas aulas de Ciências. Também foi proposto que, juntos com as famílias, em casa, produzissem o produto.

Após a realização da aula prática sobre misturas, conteúdo estudado em sala de aula na disciplina de Ciências, foi realizada uma exposição para apresentar o resultado alcançado pelas famílias envolvidas nesse projeto. Na exposição, foram apresentados os custos (matemática) e os benefícios do sabão produzido de forma ecológica, preservando a natureza e podendo contribuir para a renda das famílias.

A aluna Rafaela Brito de Vargas participou da produção do sabão e comentou o que achou da atividade. “Gostei muito da ideia do projeto. Isso pode ajudar várias pessoas no momento de fazer a compra, além de ajudar o meio ambiente, porque todos sabem que quando o óleo é jogado fora, polui muito o meio ambiente. Achei super interessante a receita e a forma de fazer, isso pode ser também um momento com a família”, disse.

A atividade foi conduzida pela professora coordenadora da área de Ciências da Natureza e Matemática, Elizete Carolino, e pelo professor de Ciências, Aurélio Nascimento. 

“Projetos como esse são capazes de mudar a história de muitas famílias. Além do momento de aproximação com a escola, é possível enxergar a economia doméstica e a renda extra gerada com essa bela iniciativa. Todos estão de parabéns”, disse Elizete Carolino

“O sabão produzido de maneira artesanal, com o óleo de cozinha, contribui no combate à poluição e à contaminação dos esgotos. Pode ser também fonte de renda, reafirmando o papel da escola no empreendedorismo juvenil”, destacou o professor Aurélio Nascimento. 

Para produzir o sabão, foram utilizados os seguintes produtos: óleo, soda cáustica, sabão em pó e fubá, o que rendeu 20 barras de sabão, de 200 gramas cada uma. 

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard