Afonso Cláudio vai promover sessão pública para definir fornecedora de serviços do Programa ES Inteligente nesta quinta-feira (06)
Nesta quinta-feira (06), a partir das 09h, a Prefeitura de Afonso Cláudio fará a abertura dos envelopes com as propostas das empresas interessadas na Parceria Público-Privada (PPP) do projeto de Cidade Inteligente. A iniciativa, com edital lançado em setembro, busca modernizar a gestão pública por meio da eficientização, operação e manutenção da iluminação pública, além da implantação de uma usina fotovoltaica e de infraestrutura de telecomunicações no município da região serrana. A sessão acontecerá na sede da prefeitura, no centro da cidade.
O Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) e o Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC) foram os responsáveis pela estruturação, coordenação e operacionalização do projeto. Os estudos de viabilidade estimam um investimento por parte do parceiro privado (CAPEX) na ordem de R$ 11 milhões, valor suficiente para a implementação da infraestrutura completa da cidade inteligente, com duração de 25 anos. O edital pode ser acessado no site da Prefeitura.
Segundo o diretor de Negócios do Bandes, Marcos Kneip, a iniciativa consolida um modelo de gestão pública mais moderna e eficiente em Afonso Cláudio. “O projeto vai muito além de uma concessão ou parceria financeira, estamos falando de transformar potencial em resultados concretos. Afonso Cláudio tem vocação para crescer e esta iniciativa abre caminhos para investimentos mais seguros, eficientes e potencializa o desenvolvimento de atividades como o turismo. O Bandes trabalha para estruturar projetos robustos, que unem inovação, sustentabilidade e confiança jurídica, oferecendo ao município ferramentas para planejar seu futuro com mais segurança e assertividade”, declara.
Entre os benefícios, a PPP proporciona, ainda, uma economia aos cofres públicos de R$ 18 milhões, o que amplia o escopo dos serviços, otimizando os custos de operação e manutenção dos ativos. “Esta PPP é a união do poder público com a iniciativa privada para trazer investimentos que, sozinho, o município não conseguiria realizar. Estamos preparando Afonso Cláudio para ser uma cidade mais conectada, segura e sustentável, beneficiando toda a nossa população”, diz o prefeito, Luciano Roncetti Pimenta.
A cidade inteligente de Afonso Cláudio
O projeto prevê a eficientização de 100% do parque de iluminação pública, com 2.258 pontos contemplados, uma usina solar que atenderá, ao todo, 43 unidades consumidoras municipais, gerando uma redução estimada de 64% no consumo de energia elétrica. Além disso, o contrato visa ao fornecimento de 24,3 quilômetros de fibra óptica, que conectam prédios públicos com internet de qualidade, videomonitoramento com 23 câmeras para segurança urbana e 21 pontos de wi-fi gratuito em áreas públicas e de grande circulação.
“Este projeto de cidade inteligente em Afonso Cláudio é um marco disruptivo que simboliza excelência na gestão pública. Com a PPP conseguimos atrair a iniciativa privada e seus investimentos, gerando economia para o município, ao mesmo tempo em que ampliamos e modernizamos serviços essenciais como iluminação pública, telecomunicações e energia limpa”, explica o coordenador do Núcleo de Gestão de Concessões e Parcerias do banco capixaba, Vilker Zucolotto.
Ele complementa: “Trata-se de uma solução que não apenas reduz custos em relação ao modelo atual, mas também amplia a infraestrutura e a qualidade do atendimento à população. Esse avanço só foi possível graças ao engajamento da Prefeitura, do prefeito Luciano Pimenta e do trabalho integrado dos secretários municipais e suas equipes técnicas, que demonstraram compromisso e visão de futuro em cada etapa do processo”.
Saiba mais sobre o ES Inteligente
O programa é voltado para o desenvolvimento de produtos públicos de qualidade à população, por meio de concessões e da estruturação de Parcerias Público-Privadas (PPPs), ofertando modelagens de projetos que apoiam o desenvolvimento local, a partir da implementação de projetos de cidades inteligentes e saneamento.
O programa oferta aos municípios assessoria gratuita e cooperação técnica especializada constante, permitindo uma análise ideal das necessidades regionais por infraestrutura. Assim, as cidades podem desenvolver projetos relevantes que promovam o crescimento local em áreas prioritárias.
Saiba mais: www.bandes.com.br/ppp
Informações à Imprensa:
Gerência de Comunicação Institucional do Bandes
Bárbara Deps Bonato / Wilson Igreja Campos
(27) 99774-4428
comunica@bandes.com.br
