22/01/2020 18h23

Aderes e Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim debatem retomada da Ascomirim

Representantes da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) se reuniram com a equipe da Secretaria de Meio Ambiente e de outras áreas da Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim para debater a atual situação da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Cachoeiro de Itapemirim (Ascomirim). O encontro foi realizado nessa segunda-feira (20).

Durante a reunião, os representantes alinharam propostas de retomada do funcionamento da Ascomirim, que está com as suas atividades paralisadas desde março de 2019, devido ao incêndio que destruiu todo o material armazenado no galpão de reciclagem.

O diretor-presidente da Aderes, Alberto Gavini, disse que Agência está à disposição para que associação consiga retomar seus trabalhos. “Após o incêndio, prestamos o nosso apoio com a locomoção dos maquinários, e agora estamos buscando um espaço alternativo para que o retorno das tarefas da associação volte ao normal muito em breve”, diz.

O assessor especial da Aderes, Mário César do Nascimento, destaca que o encontro foi uma ótima oportunidade para alinhar demandas positivas para a reestruturação da associação, e ressaltou que os catadores de materiais recicláveis têm papel fundamental na educação ambiental do município. “Uma das formas de fortalecimento da rede de catadores é entender a importância do seu papel para a transformação das cidades. Durante o seu trabalho diário, eles lidam com todos os processos de separação de resíduos e conscientização do meio ambiente”, afirma.

Participaram da reunião a secretária Municipal de Meio Ambiente, Andressa Colombiano; a subsecretária Karina Prado; e a coordenadora de Coleta Seletiva, Alessandra Pacheco.

Assessoria de Comunicação da Sedes/Aderes/Ipem
Andreia Foeger / Roberto Riccio