Ações do Governo do Estado na Bacia do Rio Doce são destaque em Simpósio Nacional de Recursos Hídricos
Profissionais da área de saneamento, ambientalistas, pesquisadores, gestores públicos, empresários, professores e estudantes de todo o Brasil estão no Espírito Santo para debater os desafios e apresentar soluções para a preservação e uso sustentável da água. O XXVI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, organizado pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro), é o maior evento do setor na América Latina.
A programação, que teve início no domingo (23) e segue até esta sexta-feira (28), no Pavilhão de Carapina, na Serra, conta com mesas redondas, conferências, palestras, estandes, exposições, lançamento de livros e premiações. O governador do Estado, Renato Casagrande, compareceu na noite de abertura e deu as boas-vindas aos participantes.
Entre as mesas temáticas do Simpósio Brasileiro, as equipes da Secretaria de Recuperação do Rio Doce (Serd) puderam apresentar as ações, projetos e obras que estão sendo realizadas pelo Governo do Estado nas cidades impactadas pelo desastre ambiental de Mariana.
Com o tema "A Repactuação e o novo acordo do Rio Doce – Caminho da Reparação", o secretário de Estado de Recuperação do Rio Doce, Guerino Balestrassi; a subsecretária de Ações Socioeconômicas e Participação Social, Margareth Saraiva; e o defensor público Rafael Mello Portella Campos, coordenador do Núcleo de Atuação em Desastres e Grandes Empreendimentos (NUDEGE), relembraram todo o caminho para a assinatura do Novo Acordo do Rio Doce e os desafios para a reparação integral das cidades e dos atingidos. A mediação do debate, realizada nessa quarta-feira (26), foi conduzida pela gerente de Ações Socioeconômicas, Elis Braga Licks.
A segunda mesa temática, que contou com a mediação da gerente de Reparação e Recuperação Ambiental da Serd, Juliana Valory, teve como tema "Monitoramento do rio Doce e das áreas Costeiras e Marinhas Adjacentes - 10 anos do rompimento". Os palestrantes Maurrem Ramon Vieira, coordenador da Rede Nacional de Qualidade de Água; Juliano Barbirado, agente de Desenvolvimento Ambiental e atuante na Coordenação Técnica de Enfrentamento a Crise Ambiental do Rio Doce, e Jaqueline Francischetti, consultora técnica da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e representante do Programa Especial de Saúde do Rio Doce, falaram sobre os trabalhos de monitoramento da água, dos sedimentos e as implicações na saúde dos moradores das comunidades atingidas.
"O trabalho do Governo do Estado e a criação de uma secretaria específica para agir na recuperação do Rio Doce foram ações elogiadas pelos participantes do Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos. Desta forma, vamos garantir a governança, a transparência e a participação social nos projetos e ações voltados à reparação, restauração e compensação dos danos socioambientais e socioeconômicos do desastre ambiental de Mariana", afirmou o secretário Guerino Balestrassi.
Mais informações sobre o XXVI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos podem ser obtidas em https://eventos.abrhidro.org.br/xxvisbrh/
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Serd
Renato Costa Neto / Karina Soares
(27) 99944-1204 / 99228-1226
renato.costa@serd.es.gov.br / karina.soares@serd.es.gov.br
