27/11/2025 10h05

Ações do Governo do Estado na Bacia do Rio Doce são destaque em Simpósio Nacional de Recursos Hídricos

Profissionais da área de saneamento, ambientalistas, pesquisadores, gestores públicos, empresários, professores e estudantes de todo o Brasil estão no Espírito Santo para debater os desafios e apresentar soluções para a preservação e uso sustentável da água. O XXVI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, organizado pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro), é o maior evento do setor na América Latina.

A programação, que teve início no domingo (23) e segue até esta sexta-feira (28), no Pavilhão de Carapina, na Serra, conta com mesas redondas, conferências, palestras, estandes, exposições, lançamento de livros e premiações. O governador do Estado, Renato Casagrande, compareceu na noite de abertura e deu as boas-vindas aos participantes.

Entre as mesas temáticas do Simpósio Brasileiro, as equipes da Secretaria de Recuperação do Rio Doce (Serd) puderam apresentar as ações, projetos e obras que estão sendo realizadas pelo Governo do Estado nas cidades impactadas pelo desastre ambiental de Mariana.

Com o tema "A Repactuação e o novo acordo do Rio Doce – Caminho da Reparação", o secretário de Estado de Recuperação do Rio Doce, Guerino Balestrassi; a subsecretária de Ações Socioeconômicas e Participação Social, Margareth Saraiva; e o defensor público Rafael Mello Portella Campos, coordenador do Núcleo de Atuação em Desastres e Grandes Empreendimentos (NUDEGE), relembraram todo o caminho para a assinatura do Novo Acordo do Rio Doce e os desafios para a reparação integral das cidades e dos atingidos. A mediação do debate, realizada nessa quarta-feira (26), foi conduzida pela gerente de Ações Socioeconômicas, Elis Braga Licks.

A segunda mesa temática, que contou com a mediação da gerente de Reparação e Recuperação Ambiental da Serd, Juliana Valory, teve como tema "Monitoramento do rio Doce e das áreas Costeiras e Marinhas Adjacentes - 10 anos do rompimento". Os palestrantes Maurrem Ramon Vieira, coordenador da Rede Nacional de Qualidade de Água; Juliano Barbirado, agente de Desenvolvimento Ambiental e atuante na Coordenação Técnica de Enfrentamento a Crise Ambiental do Rio Doce, e Jaqueline Francischetti, consultora técnica da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e representante do Programa Especial de Saúde do Rio Doce, falaram sobre os trabalhos de monitoramento da água, dos sedimentos e as implicações na saúde dos moradores das comunidades atingidas.

"O trabalho do Governo do Estado e a criação de uma secretaria específica para agir na recuperação do Rio Doce foram ações elogiadas pelos participantes do Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos. Desta forma, vamos garantir a governança, a transparência e a participação social nos projetos e ações voltados à reparação, restauração e compensação dos danos socioambientais e socioeconômicos do desastre ambiental de Mariana", afirmou o secretário Guerino Balestrassi.

Mais informações sobre o XXVI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos podem ser obtidas em https://eventos.abrhidro.org.br/xxvisbrh/

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Serd
Renato Costa Neto / Karina Soares
(27) 99944-1204 / 99228-1226
renato.costa@serd.es.gov.br / karina.soares@serd.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard