06/10/2025 17h01 - Atualizado em 06/10/2025 17h02

Ação rápida de monitores do Iema impede avanço de incêndio em Parque Estadual Cachoeira da Fumaça

A atuação de servidores e monitores florestais do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) foi fundamental para conter um incêndio próximo ao Parque Estadual Cachoeira da Fumaça, em Alegre, na última quinta-feira (02). O foco de fogo começou próximo aos limites do Parque, em um imóvel rural que está em fase de doação para o Iema com fins de ampliação da Unidade de Conservação (UC). Graças aos trabalhos de prevenção por meio da construção de aceiros e à expertise e preparo dos profissionais, o incêndio foi controlado sem atingir a área do parque.

Ao todo, cerca de 4,85 hectares foram consumidos pelas chamas — onde está em andamento um reflorestamento com espécies nativas. Além das mudas destruídas, foram encontradas diversas tocas escavadas no solo, indicando que os animais que usavam esses refúgios podem ter sucumbido ao fogo caso não tenham conseguido escapar. Também foi registrada a morte de uma jararaca (Bothrops jararaca).

“Não é possível dimensionar as perdas em eventos como esse, já que áreas em recuperação próximas a fragmentos florestais, como a que foi atingida, podem abrigar inúmeras espécies de repteis, aves e mamíferos”, explicou o gestor do parque, Leoni Contaifer.

A atuação dos monitores florestais envolve atividades, como o monitoramento contínuo do território, a execução de manejo preventivo de aceiros e o combate a incêndios. Eles permanecem em campo e são responsáveis por implementar medidas voltadas à prevenção e ao controle do fogo em áreas naturais.

“Se não fosse o trabalho preventivo de construção dos aceiros, a resposta imediata e o conhecimento técnico da equipe em campo, o fogo poderia ter avançado e causado danos significativos ao ecossistema do Parque”, afirmou Leoni Contaifer.


Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 3636-2591/ 99977-1012
karolina.bissoli@iema.es.gov.br/ comunicacao.iema@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES
Linkedin: Iema

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard