Menu

Governo ES

Governo do Estado inicia obra para acabar com alagamentos na BR-101 e amplia investimentos em Viana

Publicado em: 24/06/2026 18h00
Governo do Estado inicia obra para acabar com alagamentos na BR-101 e amplia investimentos em Viana
Foto: Cid Costa/Governo-ES

O governador do Estado, Ricardo Ferraço, autorizou, nesta quarta-feira (24), o início das obras de macrodrenagem nos quilômetros 297 e 298 da BR-101, uma intervenção histórica que vai solucionar os recorrentes alagamentos registrados na região durante períodos de chuvas intensas. A agenda incluiu a inauguração do novo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Simão Cândido Pereira e a implantação do 17º Batalhão da Polícia Militar.

“É importante poder proporcionar às famílias uma creche de qualidade, fruto da parceria com a Prefeitura e que não deixa a desejar a nenhuma unidade particular. Um espaço preparado para acolher centenas de crianças, com boa alimentação, material escolar, carinho e atenção. Além disso, estamos iniciando uma obra de macrodrenagem tão aguardada pelas famílias que sofrem com os alagamentos em períodos de chuva e oficializando a implantação do Batalhão da Polícia Militar, que vai reforçar a segurança em Viana. Somente um governo organizado, equilibrado e municipalista consegue realizar tantas entregas ao mesmo tempo”, destacou o governador.

A obra de macrodrenagem receberá investimento de R$ 39,7 milhões e será executada pelo Consórcio MND Viana, com prazo de conclusão de 20 meses. A intervenção prevê a implantação de uma nova galeria pluvial para direcionar as águas acumuladas na rodovia ao Rio Formate, ampliando a capacidade de drenagem da região e reduzindo significativamente os riscos de alagamentos.

Considerada uma das mais importantes intervenções de mobilidade urbana em execução no município, a obra busca solucionar um problema histórico que afeta moradores, comerciantes e milhares de motoristas que utilizam diariamente um dos principais corredores logísticos do Espírito Santo.

Para reduzir os impactos durante a execução dos serviços, será utilizada uma combinação de métodos construtivos destrutivos e não destrutivos, incluindo a tecnologia subterrânea conhecida como tunnel liner, que permite a implantação da estrutura sem interrupções significativas no tráfego da BR-101 e nos acessos locais.

“Estamos iniciando uma obra aguardada há muitos anos pela população de Viana. Trata-se de uma solução definitiva para um problema que impacta diretamente a mobilidade, a economia e a qualidade de vida da população. É um investimento robusto, planejado para trazer benefícios permanentes e aumentar a segurança de quem vive, trabalha ou circula pela região”, comentou o secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcos Soares.

Na área da educação, o governador Ricardo Ferraço inaugurou o novo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Simão Cândido Pereira, , no bairro Marcílio II. A unidade recebeu repasse estadual superior a R$ 1,1 milhão e foi construída com estrutura moderna e acessível, composta por oito salas de aula, refeitório, cozinha, fraldário e espaços administrativos. Com a entrega, a rede municipal amplia sua capacidade para atender 239 crianças, sendo 120 em creche e 119 na pré-escola.

“Cada nova vaga criada representa uma oportunidade de transformação na vida de uma criança e de sua família. A Educação Infantil é a base de toda a trajetória escolar e, por isso, seguimos fortalecendo a parceria com os municípios para ampliar o acesso à educação de qualidade e oferecer ambientes cada vez mais adequados ao desenvolvimento integral dos estudantes”, ressaltou a secretária de Estado da Educação, Andréa Guzzo.

A agenda em Viana foi concluída com a solenidade de instalação do 17º Batalhão da Polícia Militar. A nova unidade substitui a antiga 11ª Companhia Independente e integra o processo de reestruturação da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES). A sede do 17º BPM também passou por reforma, com modernização completa das instalações, readequação dos ambientes administrativos, operacionais e de apoio, além de melhorias voltadas à acessibilidade, proporcionando melhores condições de trabalho aos policiais e maior eficiência no atendimento à população.

Com a transformação em batalhão, a Corporação amplia sua capacidade de planejamento, coordenação e resposta às demandas de uma região estratégica para a logística capixaba, marcada pela intensa circulação de pessoas e cargas nas rodovias BR-101 e BR-262. A medida fortalece o policiamento ostensivo, o enfrentamento à criminalidade e a integração das ações de segurança com os municípios vizinhos da Região Metropolitana.

“A instalação do 17º Batalhão representa mais um passo no fortalecimento da Polícia Militar e da segurança pública no Espírito Santo. Estamos ampliando nossa capacidade operacional em uma região estratégica, oferecendo uma estrutura mais adequada para atender às demandas da população e reforçando a atuação preventiva da Corporação”, afirmou o comandante-geral da PMES, coronel Ríodo Rubim.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
giovani.pagotto@gmail.com