Conheça mais sobre Viana

A cidade de Viana, na Região Metropolitana do Estado do Espírito Santo, fará parte de um estudo científico que vai avaliar a efetividade da vacina da Oxford/AstraZeneca na cidade. A população será monitorada durante um ano.  Os estudos começam a partir da vacinação da população adulta de 18 a 49 anos, que vai ocorrer nos dias 12 e 13 de junho de 2021.

Dos sete municípios que integram a Região Metropolitana da Grande Vitória, Viana é o terceiro maior em extensão territorial e possui localização privilegiada. Com 60% de área rural, a sua produção agropecuária, especialmente a banana, o café e o gado, abastece parte do mercado consumidor da Grande Vitória, mas a economia do município tem como principais bases de sustentação a indústria, o comércio e os serviços.

O município de Viana é considerado um dos primeiros aglomerados populacionais do Espírito Santo, abrigando, atualmente, cerca de 80 mil habitantes, dos quais 9.880 estão na zona rural e 68.220 na zona urbana.

O setor que concentra o maior número de empresas e empregos é o comércio e reparação de veículos automotores. Também estão instaladas na região sete das 150 maiores empresas do Estado. O setor de indústria representa cerca de 23,23% do PIB, enquanto o setor de comércio e serviço representam cerca de 46,33% do PIB do município.

Viana é o município que apresenta o segundo menor índice de concentração de renda da Região Metropolitana e o terceiro melhor em renda per capita.

A pecuária existente no município é mista. Há gado leiteiro e de corte, além de rebanho suíno, que é um dos destaques do setor.

As lavouras que mais se destacam são as de café, banana, mandioca, feijão e milho. Há também o plantio da seringueira. Na horticultura destacam-se o quiabo e a alface hidropônica.

Na fruticultura, destaca-se a banana, seguida de citros, coco, goiaba, mamão, maracujá e cana de açúcar. A produção de cacau também tem se destacado na região de Jucuruaba. A forma de gestão predominante nas propriedades é a agricultura familiar.

As agroindústrias existentes são de polpa de frutas, queijo, mandioca congelada, empacotamento de leite e carne suína, gerando empregos e utilizando matéria-prima local. Viana também abriga a produção de panelas de barro, que são fabricadas de forma artesanal pelas paneleiras do bairro Universal.


PIB - R$ 2.467.152,00 (10° maior entre os municípios capixabas)

Comércio e serviços - 46,33%

Indústria - 23,23%

Agropecuária - 2,44%

(Fonte: Data Sebrae - 2018)

 

Agropecuária

Pecuária – 47%

Lavouras permanentes – 35%

Produção mista (lavoura e pecuária) – 14%

(Fonte: Censo Agropecuário de 2017)

 

Principais lavouras

Banana - 2.760 mil cachos

Café - 534 ton.

Borracha - 368 ton.

Coco – 384 mil frutos

(Fonte: IBGE/PAM – Ipes – 2018)

 

Principais atividades pecuárias

Bovinos - 16.360

Suínos - 4.308

Galinhas, galos e frangos - 6.682

Leite de vaca - 6.706 mil litros

(Fonte: Censo Agropecuário de 2017)

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard