Biblioteca Pública Estadual

A Biblioteca Pública do Espírito Santo foi fundada em 16 de julho de 1855 em uma das salas do segundo pavimento do Palácio, no governo do Presidente da Província Sebastião Machado Nunes, por iniciativa de Braz da Costa Rubim (1812-1871), que doou os 400 primeiros volumes do acervo, entre brochuras e folhetos.

Como quinta biblioteca pública estadual criada no país, ganhou notoriedade e suporte administrativo pela Lei nº 19, de 10 de maio de 1880, tendo sido instalada em sede própria na Praia do Suá em 1979. Ocupa uma área edificada de 1.458,5m2, onde podem ser encontrados clássicos da historiografia e da literatura capixaba e obras raras, em geral produzidas e/ou localizadas no Espírito Santo.
 
Em 17 de dezembro de 2004, pela Lei 7.958, passou a ser denominada Biblioteca Pública Estadual Levy Cúrcio da Rocha, em homenagem a este historiador capixaba. Entidade de caráter cultural, a Biblioteca Pública do Espírito Santo é vinculada à Secretaria de Estado da Cultura - Secult -, com sede em Vitória, capital do Estado.
 
A Biblioteca Pública Estadual cumpre a função social de favorecer o acesso à informação, de difundir a cultura e de promover a circulação e o domínio do conhecimento. Desenvolve projetos que integram um plano de ação, cuja meta prioritária é a formação do leitor e o estímulo à pesquisa.
 
Dentre todos esses projetos destacam-se a criação e a expansão da rede de bibliotecas públicas municipais, a valorização da arte de contar histórias e as atividades relacionadas à pesquisa e divulgação da literatura no Espírito Santo. Há ainda pesquisas e leituras realizadas pelo sistema Braille, cujo setor amplia suas atividades através de um programa de inclusão sócio-cultural.
  • Gerente de Formação, Livro e Leitura: Ana Laura Nahas
  • Diretora da Biblioteca Pública Estadual: Adriana Isidório

Tel (s).:

E-mail (s):

Endereço:

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard