22/07/2016 17h53 - Atualizado em 22/07/2016 17h49

Técnicos de Marechal Floriano recebem capacitação em licenciamento ambiental

Técnicos do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) realizaram, na última quarta-feira (20), uma oficina de capacitação para licenciamento ambiental, em Marechal Floriano. A iniciativa visa a preparar os servidores para que o município possa atuar no licenciamento de atividades de impacto local de pequeno e médio porte.

Atualmente, 27 prefeituras no Espírito Santo estão aptas a realizarem o licenciamento ambiental. A gestão ambiental possibilita uma maior oportunidade de desenvolvimento, o que valoriza a cidade, além de possibilitar a geração de novos recursos e aplicação de mecanismos de compensação ambiental. O município se torna mais atrativo aos investimentos e otimiza o tempo para implantação de projetos empreendedores na região.

Para uma prefeitura realizar o licenciamento, é necessário que o município tenha uma base legal que ampare as questões ambientais do local e apresente uma boa estrutura de equipamentos e profissionais capacitados para realizarem as vistorias.

Além disso, é fundamental que o conselho municipal de Meio Ambiente esteja em funcionamento e com formação paritária, ou seja, que a sociedade civil e os órgãos públicos possuam o mesmo número de representantes. Deste modo, a sociedade se faz mais presente na realidade do município, tornando-se parceira nas ações e decisões de impacto local.

Assessoria de Comunicação Seama/Iema

27-3636 2591 / 27-3636.2592