02/09/2016 15h40 - Atualizado em 02/09/2016 15h38

Setembro Verde: Sesa inicia campanha para estimular doação de órgãos

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) iniciou, nesta sexta-feira (02), a campanha “Setembro Verde”, com o objetivo de estimular o aumento da doação de órgãos no Espírito Santo. A solenidade ocorreu na sede de Secretaria, em Vitória. As ações serão coordenadas pela Central de Notificação, Captação e Doação de Órgãos (CNCDO).

O secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, agradeceu o empenho da CNCDO e dos demais profissionais envolvidos com a captação e doação de órgãos no Estado para que as ações aconteçam. Segundo Oliveira, para atender às necessidades de saúde da população da melhor maneira, a Sesa está buscando a qualidade da aplicação dos recursos e uma gestão eficiente. “Esse é o nosso desafio e ele se traduz em ampliação e qualidade do atendimento nos serviços de saúde do Estado”, reforçou.

A coordenadora da CNCDO, Raquel Matiello, agradeceu o apoio do Governo pela logística disponibilizada para realizar a captação de órgãos e enfatizou que o principal objetivo da campanha é promover o crescimento da doação no Espírito Santo. “O Setembro Verde é muito importante porque o tema doação de órgãos será enfatizado neste mês, com intensificação das ações que a Central já promove durante todo o ano”, afirmou.

Durante a cerimônia que deu início à campanha os servidores presentes puderam tirar dúvidas sobre todo o processo da doação de órgãos, transplante e como se tornar um doador.

Segundo Raquel Matiello, a recusa familiar em doar os órgãos de seu parente ainda é um impedimento para efetivação da doação no Estado, pois é somente a família que pode autorizar a doação. “É importante inserir o tema nas discussões em família, para que o assunto seja conversado abertamente entre as pessoas e que seja manifestado aos familiares o desejo de ser um doador”, explica.

Transplantes de órgãos realizados

Órgão

2015 (jan-ago)

2016 (jan-ago)

Córnea

Rim (falecido)

Rim (vivo)

Fígado

Coração

Osso

Esclera

Medula óssea (autólogo)

Lista de espera

Rim: 945

Fígado: 33

Coração: 04

Córnea: 22

Total: 1.004

Programação

05/09: Ação de sensibilização para servidores e população na Secretaria Municipal de Saúde de Vitória, das 9h às 11h;

06/09: Ação de sensibilização para servidores e população na Secretaria Municipal de Saúde de Cariacica, das 13h às 16h;

12/09: Ação de sensibilização para servidores e população na Secretaria Municipal de Saúde de Serra, das 14h às 16h;

13/09: Ação de sensibilização para servidores e população na Secretaria Municipal de Saúde de Vila Velha, das 14h às 16h;

25/09: Participação na caminhada realizada pelo Hospital Evangélico de Vila Velha;

27/09: Homenagem às famílias de doadores de órgãos, no auditório do HPM, das 14h às 16h;

29/09: Participação no 2º Simpósio de Captação e Doação de Órgãos para Transplante do Hospital Estadual de Urgência e Emergência com palestra sobre “Sistema Nacional de Transplante e CNCDO”.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

Jucilene Borges