21/10/2016 16h20 - Atualizado em 18/10/2016 16h11

Segredos da alimentação tradicional Guarani registrados em livro

A alimentação indígena, além de ser composta por alimentos retirados diretamente da natureza, possui características específicas e difere muito entre uma tribo e outra, devido às particularidades de cada aldeia. Essas e outras informações são reveladas no livreto de receitas típicas de alimentação da etnia Guarani “Tebi’u Eté”, que será lançado neste sábado (22), na Aldeia Três Palmeiras, em Santa Cruz, município de Aracruz, a partir das 15 horas. A publicação traz curiosidades, registros fotográficos e anotações que descrevem os alimentos, a preparação e os utensílios, além de revelar um pouco do modo de vida na tribo. No evento, haverá degustação de alimentos típicos e uma confraternização entre o povo Guarani e todos os visitantes. A entrada é franca.

O projeto foi aprovado no Edital 002/2015 - Diversidade Cultural, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), e é uma realização da Associação Indígena Guarani Mboapy Pindó (AIG), responsável pela elaboração do livro. A ideia foi da jovem Guarani Patrícia Keretxu, e o presidente da AIG, Marcelo Djekupé, deu início ao projeto junto com a jornalista Raquel Lucena e o biólogo Nelson Barcelos. A equipe se encontrou nas aldeias de Aracruz com diversas mulheres, que transmitiram de forma espontânea a experiência e também a sabedoria que receberam dos antepassados, sobre a maneira de preparar os alimentos.

De acordo com uma das desenvolvedoras do projeto, Raquel Lucena, a expressão “Tebi’u Eté”, que nomeia a publicação, pode ser traduzida como alimento sagrado e também como alimento verdadeiro. “Por meio de vivências para preparação dos alimentos, é que foram registradas as imagens dos cuidados que os Guaranis têm com a alimentação que consideram verdadeira. E para os Guaranis o que é verdadeiro é sagrado”, destaca Raquel.

Serviço:

Lançamento do livreto Tebi’u Eté, alimento sagrado Guarani

Data: Sábado (22/10)

Local: Aldeia Três Palmeiras: Rodovia ES 10, km 45, Aracruz.

(Logo após a ponte sobre o Rio Piraquê-Açu)

Contatos:

Marcelo Djekupe, presidente AIG:

associacaoguaraniaig@gmail.com

Patrícia Keretxu

Raquel Lucena Paiva

raquel@eloseartes.com.br

99262 1759 / (27) 3250 6577

Novidades sobre este e outros projetos da AIG no Facebook “Nhandeva Guarani / ES – Brasil” e no blog  “nhadevacapixaba.wixsite.com/guarani”

Texto: Danilo Ferraz

Assessoria de Comunicação da Secult