22/11/2016 14h31 - Atualizado em 22/11/2016 14h35

Racismo, desigualdade e violência são temas da Semana da Consciência Negra

A força das mulheres negras e a dupla discriminação vivida por elas foi o tema principal no debate realizado nesta segunda (21), no auditório do Arquivo Público do Espírito Santo, no Centro de Vitória. A atividade, que contou com a presença da secretária nacional adjunta da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Ana Paula Tongo, faz parte da Semana da Consciência Negra, que acontece até o dia 27.

 

“O combate ao racismo, à desigualdade e à violência em relação à população negra deve ser um compromisso de toda a sociedade junto ao Estado, por meio de políticas consistentes e eficazes para promover a igualdade racial e o respeito à diversidade. Para a mulher negra, essa luta é mais difícil, por ser vítima duas vezes de preconceito, por ser mulher e por ser negra, e uma terceira vez quando essa mulher é da periferia”, enfatiza a gerente estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Valquíria Santos.

 

Consciência Negra

 

No dia 20 de novembro se comemorou o Dia Nacional da Consciência Negra, uma data referência para reflexões sobre a trajetória de negras e negros na construção da sociedade brasileira. A mesa-redonda “Consciência Negra: Destacando a Dupla Discriminação Vivida pelas Mulheres Negras” está na agenda de ações que tem o objetivo comum de debater as várias formas de violações aos direitos da população negra.

 

Participaram do evento, como painelistas, as empreendedoras Bryce Caniçali, proprietária do Atelier Pretinha, e Jupiara Francisco da Cruz Silva, artesã; a assistente social e consultora do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), Meyrieli Carvalho Silva; e a produtora cultural, diretora do Teatro Carlos Gomes e idealizadora do Raiz Forte Espaço de Criação, Charlene Bicalho.

 

Agenda

 

As atividades serão realizadas durante os últimos dias do mês de novembro e tratarão de temas como o racismo, a falta de oportunidades socioeconômicas, o enfrentamento ao extermínio da juventude negra e a violência contra mulheres negras.

 

Esses eventos foram criados para fomentar a promoção aos direitos humanos em diferentes temas e estão incluídos no cronograma realizado pela SEDH e por parceiros.

 

 

Programação

 

Dias 23 (quarta) e 24 (quinta)

Mostra de Cinema Negro “Histórias Tribais.

Local: MUCANE.

 

Dia 24 (quinta)

Diálogos sobre Inclusão Social: enfrentamento às discriminações e ao racismo institucional”.

Palestrante: Meyrieli de Carvalho Silva – assistente social, consultora do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e integrante do Instituto Das Pretas; desenvolve pesquisas para a Fundação Carlos Chagas e para a FLACSO (Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais) sobre organizações do movimento negro.

Local: Auditório da SEG. Palácio Fonte Grande, Centro de Vitória.

Horário: 9h.

 

Dias 25 (sexta) 26 (sábado)

Seminário Cultura, Educação, Território e Territorialidade para os Povos de Comunidades Tradicionais – IV Cortejo Afro.

Local: São Mateus.

Horários: 8h30, no dia 25; e 14 h, no dia 26.

 

Dia 26 (sábado)

Comemoração dos 33 anos do Centro de Estudos da Cultura Negra no Espírito Santo – CECUN.

Local: MUCANE.

Horário: 9h às 22h.

 

Dia 27 (domingo)

Encerramento da exposição “Torções”, de Luciano Feijão

Local: MUCANE

 

 

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação

Secretaria de Estado de Direitos Humanos (Sedh)

Suellen Barone / Maurílio Mendonça

suellen.barone@sedh.es.gov.br 

maurilio.mendonca@sedh.es.gov.br

seae.comunicacao@gmail.com

Tels.: (27) 3636-1332 / (27) 98807-0234 / (27) 98868-2118

Facebook: DireitosHumanosES | OcupacaoSocialES

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard