21/11/2016 17h45 - Atualizado em 21/11/2016 17h52

Pesquisador da Embrapa elogia plano de desenvolvimento agrícola do ES

O pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Zander Navarro, elogiou o terceiro ciclo do Plano Estratégico do Desenvolvimento da Agricultura Capixaba (PEDEAG 3), que será apresentado, no dia 7 de dezembro, em Vitória. Ele, que acompanhou todo o processo de elaboração do planejamento, afirmou que o trabalho é um exemplo para todo o País.

Segundo o pesquisador, o PEDEAG 3 – que estabelece as prioridades e diretrizes para o desenvolvimento do setor no Estado até 2030 – é uma referência para o Brasil. “Trata-se de notável exercício comandado pela área da agricultura do governo do Espírito Santo que é um exemplo para todo o Brasil. É ainda um ‘plano de desenvolvimento agrícola’, mas poderá evoluir para um ‘plano estadual de desenvolvimento rural’, o que será um salto de qualidade que fará o Espírito Santo se tornar um estado paradigmático em nossa história rural. Lembrando que esta iniciativa ocorre em um dos estados que tem a melhor situação fiscal do Brasil e onde as piores facetas da crise econômica atual são bem menos problemáticas”, afirma Navarro.

O PEDEAG 3 foi formulado a partir da análise de cenários e elaboração de diagnósticos, identificando oportunidade e desafios, estabelecendo objetivos e metas e definindo programas e iniciativas. Foram realizadas, entre 2015 e 2016, mais de 50 oficinas de trabalho em todas as regiões do Estado. Entre elas, foram debatidas as cadeias produtivas do café, fruticultura, pimenta-do-reino, pecuária, avicultura, dentre outros.

Para Navarro, a iniciativa deveria se repetir em outros estados e ser acompanhada e estudada pela Embrapa. O pesquisador destacou cinco pontos que se destacam na construção do Plano Estratégico: 

(a) sua elaboração desenvolveu um forte componente participativo, envolvendo todos os "atores sociais" interessados no mundo rural capixaba;

(b) é categoricamente empírico, tem "os pés no chão" e realizou enorme esforço de colar a ação governamental à concretude da produção e da vida social rural;

(c) tem sido marcado por claro rigor analítico e, para isso, foram envolvidas empresas de tradição na construção de cenários e análises;

(d) trabalhando com o mundo real, tem sido intenso o diálogo com as firmas do sistema agroalimentar estadual, em todas as cadeias produtivas;

(e) culminando tais aspectos, o PEDEAG, como seria esperado, produziu uma interpretação (ou "narrativa") relevante sobre a agropecuária daquele estado e, por isso, pode oferecer a todos os interessados uma verdadeira estratégia de desenvolvimento do setor.

 

Saiba Mais

O primeiro PEDEAG foi elaborado em 2003, a partir de uma iniciativa pioneira na história recente da agricultura capixaba e logo, se transformou na principal ferramenta de planejamento do setor agrícola do Estado. Em 2008, a Secretaria de Estado da Agricultura (Seag) elaborou o novo PEDEAG, mantendo as linhas e diretrizes da primeira versão, mas aprofundando a visão estratégica por culturas e regiões capixabas. Agora, será laçada a terceira versão, o PEDEAG 3, que faz o plano para a agricultura capixaba para os próximos 15 anos.

 

Informações à Imprensa:

Ingrid Castilho

Ingrid.seag@gmail.com

(27)3636-3651

(27) 98895-0928

 

Pedro Callegario

Pedro.seages@gmail.com

(27)3636-3651

(27) 9 8849-9814

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard